Da Secretaria de Saúde de Pernambuco
O Estado de Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (02/02), a quarta remessa de imunizantes pediátricos da fabricante Pfizer para a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos. O montante de 84.300 doses chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e foi levado diretamente para sede do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), onde os imunizantes passam pelo processo de checagem e conferência de temperatura e são separados para encaminhamento às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
As doses recebidas, conforme decisão do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, serão utilizadas para a ampliação da imunização com a vacina pediátrica da Pfizer para todas as crianças com faixa etária dos 5 a 11 anos. A primeira remessa desse imunizante pediátrico chegou ao Estado no dia 14/01; a segunda no dia 18/01; e a terceira no dia 26/01.
“É importante lembrarmos que, em decisão pactuada com os municípios, Pernambuco não exige prescrição médica para vacinação de crianças. Com a chegada de mais esta remessa, a vacina contra a Covid-19 da Pfizer está disponível para todo o público de 5 a 11 anos e basta estar acompanhado pelo pai, mãe ou responsáveis”, comenta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Caderneta – A SES reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.
CORONAVAC – A campanha de vacinação do público infantil contra a Covid-19 também recebeu reforço nesta quarta-feira (02/02). Dois voos aterrissam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre trazendo, ao todo, 157.640 doses de Coronavac/Butantan, a segunda remessa encaminhada para Pernambuco e direcionada especificamente para as crianças. O primeiro voo pousou às 16h10 e o segundo está previsto para às 20h25. Os imunizantes devem ser utilizados para iniciar novos esquemas vacinais, ou seja, aplicação de primeiras doses.
O recebimento desse montante possibilitará o avanço por faixa etária nos municípios pernambucanos. O intervalo entre as doses é de 28 dias. “O Programa Estadual de Imunizações reforça com os gestores locais que este imunizante recebeu aprovação da Anvisa para ser utilizado apenas na faixa etária de 6 a 11 anos, excetuando as crianças imunossuprimidas. É importante que estejam atentos às especificidades da utilização dos dois imunobiológicos indicados para as crianças”, salienta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. “As cidades podem avançar de acordo com seus estoques e estratégias. Estamos encaminhando as novas doses para as Gerências Regionais de Saúde ainda esta semana”.
A superintendente relembra que a vacina está disponível nos postos e centros de vacinação organizados nos municípios, e que para efetuar a imunização das crianças estas precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou uma pessoa responsável. Será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.