Com a temática “Territórios em Processo”, o projeto Transborda do Sesc Pernambuco reúne oficinas, apresentações artísticas, exposição de fotografia, rodas de conversas, vivências e podcasts. As ações ocorrem nas unidades de Casa Amarela, Santo Amaro, São Lourenço da Mata e Piedade, até o dia 16 de dezembro. Neste final de semana o destaque na programação para o público infantil é o show “Pochyua – Só pra rodar”, que reencontra presencialmente com o público após o recesso imposto pelas medidas de distanciamento. A apresentação reúne seis artistas e conta com tradução em libras.
Produzido pelo Cutia Coletivo, “Pochyua – Só pra rodar” é um show para ver, ouvir, cantar, dançar e brincar. No show, o multiartista Pochyua Andrade nos conduz com sua voz e seu violão pelo imaginário de brincadeiras de infância; o cancioneiro autoral passeia pelos gêneros e sotaques da música pernambucana.
Compositor e escritor, Pochyua vem apresentando sua obra infantil e juvenil em adaptações para os palcos, onde atua, conta histórias e canta. No “Só pra rodar” ele apresenta 12 ritmos diferentes e tem a proposta de traçar um desenho da nossa música regional frisando as influências européias (como o xote e a valsa), africanas (o alujá) e indígenas (o toré) e trazendo resultado da miscigenação os ritmos consagrados de Pernambuco, a exemplo do frevo, do coco, dos maracatus, da ciranda, do caboclinho, entre outros
O espetáculo propõe ao público uma experiência que envolve a percepção de identidades culturais, desmistificando conceitos que envolvem musicalidade e religiosidade, convidando todos a se contagiar pelo sentimento de igualdade que vai se desenhando nos versos das canções.
Segundo o autor, “Só pra rodar” é para ser apresentado a crianças, jovens e adultos, integrando o público em uma viagem pelo imaginário de festas e brincadeiras populares. É um show para mexer com o corpo e com a memória afetiva, ensinando a fazer pipa, trazendo a energia da roda nas danças e em elementos como o catavento e o peão, destacando brincadeiras como esconde-esconde, estátua, e folguedos como o bumba meu boi, além de nos conectar a nossa paixão por festejos como o carnaval e o São João. A apresentação reúne quatro músicos e conta ainda com intervenções cênicas e de dança popular.
SERVIÇO: 4º Transborda acontece
Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro – Recife), no Domingo, 5 de dez, às 16h.
Ingressos no local – 20 e 10 (meia) c/ abertura de bilheteria 1h antes.
Duração: 55 minutos.
Classificação: Livre para todos os públicos. Acessibilidade: tradução em libras.