A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Nos ambientes hospitalares não é diferente: além de um espaço de cuidado e de cura, a fotografia é capaz de transformá-los em arte, reflexões e cultura. Com o objetivo de contribuir com a humanização no universo da saúde, o Ministério do Turismo, Aché Laboratórios Farmacêuticos e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, estão desenvolvendo o projeto Saúde e Cultura. A ação acontece entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março no Hospital Correia Picanço de Recife.
O projeto engloba diversas atividades que estimulam o olhar dos profissionais de saúde, fazendo-os refletir sobre o espaço que frequentam e a relação de acolhimento entre si e seus pacientes. Confira cada uma das atividades:
Oficina fotográfica
Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com os profissionais do hospital. Nestes encontros, eles são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo de forma diferente.
Crachás Humanizados
Pensando na conexão tão necessária entre o profissional de saúde e o paciente, que durante a pandemia ficou prejudicada por conta de toda a paramentação dos EPI’s, o projeto realiza a produção de crachás de identificação para os colaboradores do hospital: a ideia é convidá-los para serem fotografados antes de se paramentarem. A atividade também possibilita incluir uma mensagem de motivação para ser impressa junto ao crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações.
Fórmula do Cuidar
A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes.
“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto.
Mensagens do Cuidar
Uma ação muito sensível que gera valorização e reconhecimento para os profissionais de saúde, ela possibilita que pacientes, profissionais e colaboradores possam enviar mensagens de acolhimento em vários formatos: cartas, fotos etc. Toda a produção é realizada pelos educadores por meio de um aplicativo, que depois é impressa e vira recordação para todos os participantes.
Visitas Virtuais
Para amenizar o isolamento dos pacientes durante a internação, a ONG auxilia a equipe de saúde na realização das videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Considerando que os pacientes nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia, uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são realizadas com celulares disponibilizados pela ONG exclusivamente para o projeto.
Exposição: Intercâmbio De Olhares
Toda essa produção fotográfica é transformada em uma linda exposição nos corredores da instituição, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também uma oportunidade de troca com as pessoas que participaram da oficina.