Aumentou em 30% número de acidentes de trabalho no país – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Aumentou em 30% número de acidentes de trabalho no país

O número de acidentes de trabalho e mortes acidentárias aumentou 30%, ano passado, no país. Foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao mundo corporativo. Já nos últimos dez anos (2012-2021), foram registradas no Brasil 22.954 mortes no mercado de trabalho formal. Os números são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os dados acendem alerta às empresas sobre a importância de haver a aplicação das medidas preventivas e, assim, tornar os ambientes de trabalho mais seguros. Para marcar essa necessidade, será comemorado nesta quarta (27/07), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Segundo a advogada especialista em direito do trabalho e sócia gestora da área trabalhista do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Anna Carolina Cabral, apesar de muitas empresas já adotarem medidas para diminuir a incidência de casos, os números ainda são preocupantes. “Os custos dos empregadores em prevenção de acidentes de trabalho são investimentos e não gastos”, avaliou Carol. Segundo ela, quando há um acidente, o trabalhador é afastado. “É ruim para a empresa, dolorido ao colaborador e custo à Previdência”, avaliou Anna.

Informalidade

A especialista ressalta ainda a preocupação com a questão dos acidentes envolvendo trabalho informal, que atingiu taxa de 40,2% no primeiro trimestre de 2022. Neste intervalo, o mercado de trabalho registrou 38.326 milhões de trabalhadores atuando na informalidade, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon