A campanha do Setembro Amarelo visa conscientizar e prevenir a população sobre o suicídio
Uma pesquisa inédita que avalia os impactos negativos da pandemia da covid-19 na saúde da população brasileira revelou que, entre o período pré-pandemia e o 1º trimestre de 2022, foi registrado um aumento de 41% no diagnóstico médico de depressão da população brasileira. Os dados são do Covitel — Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia. O aumento da depressão e ansiedade na pandemia é um dos principais fatores que levaram ao aumento dos casos de suicídio.
Nos últimos 20 anos, os suicídios subiram de 7 mil para 14 mil ao ano. O número representa um a cada hora, sem contar os casos que não foram notificados. A Campanha do Setembro Amarelo tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e de procurar ajuda profissional.
Dificuldade constantemente para dormir, medo e angústia sem motivo aparente, fadiga e desânimo persistentes, dificuldade de se vincular a atividades que anteriormente eram prazerosas e necessidade de manter-se isolado, são alguns dos sintomas que precisam de atenção. Para Jéssica Tenório, psicóloga, especialista em intervenções psicanalíticas e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), é essencial uma rede de apoio presente. “A rede de apoio é fundamental para que a pessoa em sofrimento sinta-se amparada e acolhida. As relações de cuidado e afeto são essenciais ao ser humano e nisto se inclui a importância de saber que existem pessoas e espaços com os quais podemos contar em momentos de dificuldade e insegurança”.
Além do apoio, afeto e cuidado já mencionados, o papel de observar mudanças significativas no discurso e comportamento daqueles que estão próximos também pode ser uma atitude que faz a diferença. A especialista reforça a importância de procurar ajuda profissional. “A ajuda profissional demonstra-se ainda mais necessária quando a pessoa percebe que o aumento da angústia ou dos sintomas que a incomodam se torna cada vez mais frequentes, evidentes e difíceis de suportar. Principalmente quando se torna difícil realizar, até mesmo, as atividades práticas do dia-a-dia. Lembrando que cuidar da saúde mental é um fator preventivo, que pode ajudar a evitar situações mais graves”.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO – A UNIFG oferece de forma gratuita, atendimentos psicológicos nos campi da Boa Vista, no Recife e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Os agendamentos devem ser feitos pelos números (81) 3461-5514 ou (81) 3461-5529. O campus Piedade fica localizado na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade. Já o campus da Boa Vista fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no centro do Recife.