No Brasil, a paixão pelo futebol começa nas ruas, dentro dos campinhos de terra batida e das pequenas quadras. Entretanto, muitas pessoas não têm oportunidade de desfrutar de algo que pode parecer simples para muitos: um lugar seguro para jogar. Buscando proporcionar isso para a comunidade de Charneca, que fica no Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, o projeto “Arena Charneca”, patrocinado pela Solar Coca-Cola, com apoio da Amazon, em parceria com a ONG love.fútbol, inaugurou sua mais nova quadra poliesportiva em Pernambuco. A love.fputbol já atendeu mais 68 mil pessoas e está presente em 55 comunidades, de 14 países, em 5 continentes. Em Pernambuco existem projetos no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, São Lourenço e Olinda.
Na ocasião, cerca de 300 pessoas da comunidade estiveram presentes, acompanhando o evento que contou com apresentações culturais de grupos da comunidade, falas da Solar Coca-Cola, da Amazon, da prefeitura, da Secretária de Esportes de Pernambuco, das diretoras da escola, que fica ao lado da quadra, da love.fútbol e dos líderes comunitários de Charneca. Além disso também tivemos corte da fita, representando a abertura da quadra e o primeiro jugo de futebol, sendo composto por duas equipes de meninas da comunidade.
Além de verem o sonho de um lugar tranquilo para viver sua paixão virar realidade, as crianças desfrutaram de música e um lanche especial. Após o mutirão, o local se prepara para receber algumas atividades, a quadra já está com boa parte da agenda preenchida pelos moradores de Charneca.
“A quadra na comunidade hoje, era um sonho que está se tornando realidade, e, sem dúvida, os benefícios são muito grandes quando chega uma quadra pra comunidade. Porque além de trazer momentos de convívio social, momentos de lazer, de cultura para esse povo, é um bem que está sendo dado a comunidade, para que ela possa zelar, possa cuidar. E sem dúvida, é um momento de muita alegria, de muita satisfação para todos nós, estar recebendo essa quadra pelo projeto love.fútbol, que tem essa belíssima iniciativa nas comunidades e que a gente só tem a ganhar, com certeza.”, afirmou Lenilda Maria da Silva, diretora da Escola Municipal Vereador João Ciríaco da Silva.