Ação promovida pela Secretaria da Mulher do Recife faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e foi estendida até o dia 15 de dezembro, no piso L2, no Plaza Shopping, em Casa Forte
Criada para marcar a campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a exposição “Bordados Feministas”, no Plaza Shopping, em Casa Forte, fica em cartaz até o dia 15 de dezembro. A mostra é uma ação da Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher do Recife.
As peças retratam mulheres e trazem mensagens de fortalecimento de gênero. São um retrato da imaginação e empoderamento das mulheres e fazem parte da experiência das alunas que participaram do curso “Aulas de bordado para iniciantes”, realizado entre outubro e novembro, na Casa Empodera Mulher, no bairro de Santo Amaro. Ao todo, 15 mulheres participaram da atividade. Além de aprender a bordar, as mulheres também tiveram acesso a uma formação facilitada pela equipe da Secretaria da Mulher do Recife.
Para a professora da turma, Mari Mota, da Flor de Laranjeira Bordados, a experiência, em muitos casos é um divisor de águas na vida profissional das mulheres. “A exposição é o resultado de um projeto no qual 15 artesãs foram capacitadas com a arte do bordado. Com muitas cores e criatividade elas estão expondo esses trabalhos no Plaza. São 30 peças expostas e é um trabalho que vai além da questão do empreendedorismo social, trabalha a autoestima e a autonomia financeira na vida dessas mulheres”, afirmou Mari.
Sandra Maria foi uma das artesãs que participou da formação. “Estou muito feliz por participar deste projeto. É a primeira vez que eu tenho aula de bordado, tudo é muito novo, estou muito satisfeita com essa oportunidade. Espero agregar valor ao projeto, foi uma troca de conhecimento muito importante. Foi muito maravilhoso, estou muito satisfeita e grata. E a professora, só tenho a agradecer pela paciência que ela teve com todas nós”, declarou a artesã.
Com o tema “Importunação não é paquera”, a Secretaria da Mulher do Recife iniciou a mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Até hoje (10), estão sendo realizadas atividades voltadas para a participação da sociedade e organizações, em todo o mundo, para a prevenção e a eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A programação conta com rodas de diálogo, palestras, oficinas e exposição, entre outras.