*Paulo Caldas
Boas lembranças para quem curte boas lembranças e temática histórica cultural para quem enxerga o horizonte por este prisma, “No tempo das sorveterias” publicação de Gustavo Arruda, enfoca a trajetória do Ice cream no Brasil desde a época em que o gelo chegava dos Estados Unidos ou da Europa.
Mostra a repercussão do novo hábito em terras Tupiniquins, inclusive com o aval de Dom Pedro II, “caído” pelo sabor pitanga; época em que a guloseima era acusada de contaminar a garganta e provocar resfriados.
A narrativa obedece ao absoluto rigor na minuciosa pesquisa do autor, já conhecido por outras abordagens da memória do Recife: ditos populares, o grito dos primitivos pregões, cornetas, apitos, sinetas, ecos saudosos de uma cidade feita de casarões assombrados e becos esquisitos nos seus santos bairros ilhados, além de um rol de sorveterias (inclusive as suburbanas) que fizeram nossas delícias desde que inventaram o doce gelado.
O conteúdo abriga o prefácio do professor Luiz Maranhão Filho e o projeto visual, concebido pelo próprio autor, traz preciosas raridades de um acervo iconográfico invejável.
Os exemplares podem ser adquiridos através da: loja.uiclap.com.