(Da Prefeitura do Recife)
Legislação faz parte do processo de modernização do gerenciamento dos mercados públicos e feiras livres no Recife
Instituída pela lei 19.036, sancionada no último dia 31 de março pelo prefeito João Campos (PSB), a CONVIVA – Mercados e Feiras Autarquia Municipal será responsável pelo gerenciamento e manutenção de feiras e mercados públicos no Recife. A legislação altera o nome da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e faz parte de uma série de investimentos que estão sendo realizados pela gestão para modernizar os centros de comércio popular. Além da mudança de nome, também estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões em obras anunciadas com a CONVIVA.
“Trata-se da reafirmação do nosso compromisso com a transformação dos mercados e feiras públicas em espaços melhores para os comerciantes e frequentadores. Junto a isso, estamos dando seguimento a obras importantes de requalificação, como as do Mercado de Nova Descoberta e da Feira de Roda de Fogo, a do Mercado de São José, além do anúncio que foi feito da requalificação do Pátio de Feira de Casa Amarela”, explicou o diretor-presidente da CONVIVA, Gabriel Leitão.
As intervenções do CONVIVA incluem a requalificação do Mercado de Nova Descoberta e a reestruturação do Mercado de Beberibe, obras no Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, nas feiras de Nova Descoberta e Feira Nova de Afogados, no pátio de Feira de Casa Amarela e de Roda de Fogo, além de intervenções no Mercado da Boa Vista e a requalificação do Mercado de São José. Além disso, serão intensificadas ações de manutenção preventiva e corretiva realizadas pela autarquia, e ações em parceria com outros órgãos e instituições.
“Todas essas ações fazem parte de um convite para que as pessoas vivenciem, convivam, experimentem e consumam nesses espaços públicos tão importantes histórica e culturalmente para o Recife. Podemos adiantar também que já foi publicada a licitação do projeto de requalificação e recuperação estrutural do Camelódromo. É um espaço que precisa de uma atenção especial, tendo em vista a importância dele para a região”, complementou Gabriel Leitão.