Após audiência pública, senado fará visita ao Metrô do Recife (Com informações da Agência Senado, da assessoria do senador Humberto Costa e do Metrô do Recife)
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado, presidida pelo senador Humberto Costa (PT), realizou ontem uma audiência pública para tratar sobre a situação de sucateamento do Metrô do Recife. O parlamentar a anunciou que fará uma diligência para acompanhar in loco os problemas vividos pelo sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife. Além de visitar as instalações do metrô, os parlamentares prometem realizar uma série de ações para debater soluções para recuperar o sistema. Uma nova audiência pública para debater o tema com lideranças políticas locais está prevista nos trabalhos da comissão, que planeja também um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB).
“O metrô do Recife é um dos principais modais do transporte público da região metropolitana e já foi referência para todo o Brasil. Infelizmente, hoje nos deparamos com um sistema abandonado e sucateado, que não atende às necessidades da população. O sucateamento da estrutura afeta também os trabalhadores que se dedicam a manter o sistema funcionando. Buscamos, de maneira efetiva, garantir a recuperação da rede e restabelecer a segurança e o conforto dos passageiros e dos trabalhadores”, afirmou Humberto.
O presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, falou sobre a importância do metrô para o Recife e para toda a região metropolitana. A recuperação e a expansão do sistema é um compromisso da nossa categoria e do sindicato. O governo Lula assumiu o compromisso conosco de recuperar o metrô do Recife, que vinha sofrendo um processo de sucateamento nos últimos seis anos”, afirmou. O metrô do Recife atende cerca de 400 mil pessoas por dia.
Diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano no Ministério das Cidades, Antônio Maria Espósito Neto reafirmou o compromisso do governo Lula em trabalhar pela melhoria do sistema. “O Brasil vive um momento de união e reconstrução. A recriação do Ministério das Cidades e da Secretaria de Mobilidade Urbana mostra que esta é uma pauta prioritária do governo. É o momento de voltar a olhar para este setor com o carinho e a atenção de que precisa”, afirmou.
Também participaram da audiência pública o senador Fernando Dueire, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Adriano Lucena, o gerente operacional de Recursos Humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, o chefe do Departamento de Estruturação e Projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira, a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Eloisa Basto Amorim de Moraes, e o procurador do Estado de Pernambuco, Sérgio Augusto.
Metrô do Recife recebe audiência pública com interesse
A audiência pública foi recebida com interesse tanto pela Administração da CBTU Recife, quanto pela classe metroviária que participou através de link disponibilizado pela TV Senado. A CBTU Recife teve fala do seu representante através do gerente de RH, José Inocêncio.
“Ficamos satisfeitos com a argumentação no Congresso, porque entendemos que, principalmente a sociedade organizada, já compreendeu a importância desse modal para a cidade do Recife e já entendeu a realidade pela qual o Metrô do Recife passa. O Metrô é vetor de desenvolvimento por agilizar a mobilidade urbana, e de forma salutar, pois funciona com energia limpa. O metrô tira de circulação veículos pesados, diminui o tempo de deslocamento dos trabalhadores, minimiza acidentes de trânsito e consequentemente, melhora a saúde pública, entre outras caraterísticas”, afirmou o superintendente do Metrô do Recife, Dorival Martins.
“O Metrô do Recife está diretamente ligado ao crescimento socioeconômico da cidade, pois 70% das pessoas que transportamos são trabalhadores. Nos dependemos de financiamento público para que possamos voltar a oferecer à sociedade um metrô de qualidade, com confiabilidade, agilidade e conforto”, finaliza o superintendente.