ProMorar é apresentado durante Fórum do Prezeis – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

ProMorar é apresentado durante Fórum do Prezeis

Revista algomais

113

O encontro realizado na sede da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) trouxe um momento de destaque para o papel fundamental do Plano de Regularização de Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis) na implementação do programa ProMorar. O chefe de gabinete do ProMorar, João Charamba, ressaltou a importância da participação social para o sucesso do projeto e como a capacidade de organização do Prezeis contribuirá para a concepção e implementação dos projetos.

Durante a reunião, a equipe social do ProMorar explicou a metodologia das oficinas participativas realizadas com os moradores, que buscam entender os problemas enfrentados em cada comunidade e integrar suas soluções nos projetos em desenvolvimento. “A capacidade de organização do Prezeis vai contribuir para que o ProMorar dê certo. A participação social será o diferencial para a concepção e a implementação dos projetos”, afirmou Charamba.

Um exemplo de avanço do trabalho social foi destacado na comunidade de Dancing Days, onde a escuta realizada junto aos moradores permitiu o desenvolvimento de um projeto de urbanização em breve apresentado para validação. A secretária executiva Beatriz Menezes (foto acima) explicou que os investimentos abrangerão obras de urbanização integrada nas áreas mais afetadas pelas chuvas da cidade. “Os investimentos serão realizados em obras de urbanização integrada nas áreas mais alagáveis da cidade e na contenção de encostas com alto risco de deslizamento, além de intervenções importantes no rio Tejipió com as obras de macrodrenagem”

Após a plenária do Prezeis, os participantes esclareceram dúvidas sobre o programa e a forma como as intervenções urbanísticas serão realizadas. Moradores de Jardim Uchoa trouxeram à tona questões preocupantes, como a situação de risco vivenciada durante as chuvas de maio de 2022, expondo a necessidade de ações efetivas para a prevenção de novos desastres. O esgotamento sanitário e a regularização fundiária também foram pautas importantes trazidas pela comunidade.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon