Cada vez mais as mulheres vêm conquistando espaço nas mais diversas atividades econômicas, e entre elas está o empreendedorismo. Pernambuco é o sétimo Estado com maior concentração de donos de negócios do Brasil. Apesar da boa posição, apenas 33% são do sexo feminino, segundo estudo do Sebrae. Buscando fortalecer e expandir a presença feminina nesse segmento, o Chama Pra Negócio, hub de empreendedorismo, promove encontros que fomentam comunidade e ofertas de produtos e serviços.
Nesta semana, o Chama Pra Negócio realiza duas iniciativas. Nesta quarta (25), a partir das 19h30, acontece um encontro presencial de conexões sobre mudança de mentalidade para mulheres empreendedoras. O evento terá a participação da artista, arte-educadora e publicitária, Alexandra Souza, a idealizadora da escola de criatividade Mundo Ananda, que será a facilitadora da conversa “Esse tal de Mindset…”. O bate-papo será na Aika Empresarial, em Boa Viagem, e ingresso está disponível em https://forms.gle/3x2ZtnaBX6zZLYTa8.
Já no sábado (28), será realizada a primeira oficina Conteúdo que Chama, onde será ensinado em um encontro on-line de 3h, com a proposta de proposta ensinar a planejar conteúdo nas redes sociais com a ferramenta de Inteligência Artificial mais usada no momento, o ChatGPT. Quem conduz a experiência é Carla Porfírio, estrategista digital da Manga Criativa, mestre em Economia Criativa e professora universitária. O investimento na Oficina Conteúdo que Chama é de R$125,00 e o pagamento em até 12x no cartão de crédito via Eduzz no https://chk.eduzz.com/2096413.
Idealizado pela jornalista e empreendedora Silvinha Matos, o Chama Pra Negócio é um movimento que nasceu para conectar mulheres que já tem negócio ou que desejam estruturar um através de uma comunidade onde, através de conexões com apresentações de Pitch de Vendas, compartilhamento de conhecimento, identificação de oportunidades e parcerias e ofertas de produtos e serviços, cria-se um ambiente seguro e de apoio a todas que vivenciam a solidão de tomar decisões sozinhas para desenvolver seus empreendimentos.
A comunidade começou em abril de 2023 e vem realizando um encontro mensal em diferentes lugares da cidade, proporcionando oportunidades de conexões entre novas participantes de diversos bairros do Recife. A comunidade já despertou o interesse de mulheres de outras cidades como João Pessoa, por exemplo, que já vieram participar dos encontros e realizar conexões e venda.