O mercado de trabalho no Brasil está se preparando para uma estação de contratações temporárias promissora em 2023, de acordo com projeções da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Espera-se um aumento significativo em comparação com o ano anterior, com a criação de aproximadamente 262 mil vagas temporárias formais, representando um aumento de 8% em relação a 2022. Esse é o maior número desde 2014, refletindo uma notável recuperação após as crises econômicas de 2016 e a pandemia de Covid-19.
O setor de comércio é o principal protagonista, respondendo por cerca de 173 mil das oportunidades de emprego temporário. Setores como hospedagem e restaurantes contribuirão com 63.418 vagas temporárias. Isso demonstra a diversificação das contratações temporárias, não se limitando apenas ao comércio, mas também envolvendo empresas de serviços e turismo.
Em Pernambuco, as expectativas são igualmente promissoras, com a previsão de 6.342 novas vagas temporárias durante o período de fim de ano. Além do aumento na quantidade de vagas, a pesquisa também revela um aumento no salário médio de contratação temporária, estimado em R$ 1.812. Esse aumento salarial, juntamente com o grande número de oportunidades, terá um impacto positivo na economia estadual e proporcionará perspectivas mais favoráveis durante o período festivo.
Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE
“Diante desse panorama, as contratações temporárias de fim de ano representam uma fonte de renda adicional para os pernambucanos e indicam um incremento na atividade econômica, sugerindo uma recuperação momentânea no mercado de trabalho”.