Modelo foi anunciado pelo governo de Pernambuco em fevereiro e está em fase de implantação do projeto piloto
Em Araripina, Felipe Valença, diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), apresentou o projeto de transição energética para as indústrias da região. O plano visa substituir o uso de biomassa pelo gás natural. A empresa pública planeja construir uma rede local de distribuição de gás natural, estendendo-se por cerca de 9,2 km para atender às indústrias da área. Serão instaladas duas unidades de regaseificação, uma em Araripina e outra em Trindade. Dessa forma, o gás natural liquefeito (GNL) será transportado em estado líquido por caminhão e regaseificado nos terminais, seguindo um modelo já utilizado em diversos lugares ao redor do mundo que adotam o GNL como fonte energética. A apresentação ocorreu durante o Finep Day, evento voltado para a apresentação de linhas de financiamento e programas de investimento da Finep, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás
“Com a transição energética, o polo gesseiro do Araripe terá uma redução do impacto ambiental em virtude da queima de lenha, protegendo bioma da Caatinga. Além disso, a combustão do gás natural é sustentável, gerando ganho de eficiência e reduzindo possíveis perdas com combustão para as indústrias”.
FINANCIAMENTO DO FINEP
Além da apresentação do projeto de transição energética pela Copergás, o evento também abrange uma exposição sobre as linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep. A Finep está destinando mais de R$ 500 milhões para projetos em diversas áreas, abrangendo energias renováveis, biotecnologia, cadeias agroindustriais sustentáveis, mobilidade urbana, gestão de resíduos, saneamento e habitação, tecnologias digitais, semicondutores e aviação ecologicamente correta.
INCENTIVO DO ICMS E LINHA DE CRÉDITO DA AGE
O fornecimento de gás natural para o polo gesseiro será altamente competitivo, beneficiado pela decisão do governo estadual de zerar o ICMS sobre o gás destinado às indústrias. Isso resultará no menor custo de gás em Pernambuco e no Brasil. Com uma capacidade de consumo estimada em cerca de 320 mil metros cúbicos por dia, a região representa aproximadamente 20% do volume atualmente distribuído pela Copergás, superando outras distribuidoras de gás natural. Para realizar essa transição energética, as indústrias precisarão adaptar suas infraestruturas internas e, posteriormente, adquirir equipamentos compatíveis. Nesse sentido, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) está elaborando uma linha de crédito específica para o setor gesseiro, visando facilitar esse processo de modernização e tornar a transição mais acessível para as empresas locais.
FRICON PARTICIPA DA APAS SHOW
A Fricon, multinacional com presença em mais de 120 países, participa da APAS Show, maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a principal feira supermercadista do mundo, que está acontecendo em São Paulo até essa quinta-feira, 16 de maio. A empresa, que tem fábrica em Pernambuco, levou toda a sua moderna linha de conservadores horizontais e ilhas para supermercados, incluindo os modelos inverte.
Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná
Alan Barros, CEO da Faturepag, será palestrante no evento “Mercado em Foco – Especial Varejo 2024” em Londrina, Paraná, no dia 21 de maio. Sua palestra, intitulada “Meios de Pagamento como Estratégia de Crescimento- muito além do Pix de cartão”, oferecerá insights sobre as últimas tendências e práticas em meios de pagamento, visando impulsionar o crescimento dos negócios. O evento, voltado para micro e pequenas empresas do setor varejista, busca fornecer conhecimentos relevantes para o sucesso no mercado.