Casarão centenário é restaurado no Recife. Saiba onde – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Casarão centenário é restaurado no Recife. Saiba onde

Rafael Dantas

113

Imóvel foi reaberto nesta semana na capital pernambucana, após 20 anos fechado. Foto: Acervo do SPN

*Por Rafael Dantas

Uma parcela pequena da população recifense conhece o mais novo casarão restaurado na cidade. Adquirido pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) há exato um século, em 1924, o imóvel fica na área interna no Seminário Presbiteriano do Norte, no bairro da Madalena. O sobrado, inicialmente, foi usado para as aulas de formação teológica da casa. Após algumas décadas, se tornou um alojamento para os estudantes que moravam no interior ou em outros Estados, mas há aproximadamente 20 anos estava sem uso. A construção recebeu investimentos da Junta Regional de Educação Teológica (JURET) e da Junta Patrimonial e Financeira da IPB e foi reaberta na semana passada, em um grande evento de celebração. Ele passará a abrigar a rica biblioteca da instituição, com quase 19 mil livros, e as salas administrativas.

Imóvel antes da reforma

De acordo com o diretor do SPN, o Reverendo José Roberto de Souza, quando o seminário foi transferido de Garanhuns para o Recife em 1924, sua primeira sede provisória foi estabelecida na Avenida Conselheiro Rui Barbosa, no bairro das Graças. No entanto, não demorou para que o SPN obtivesse sua propriedade definitiva, onde está o casarão. Em 31 de outubro de 1924, com o apoio da Missão do Norte, a Comissão Executiva da Assembleia Geral da IPB decidiu adquirir a chácara na antiga Rua Sá Pereira, nº 208, na Madalena (Beco da Fábrica), pertencente à família Baltar.

Durante esse século de funcionamento nesse novo endereço, o “Casarão” funcionou como salas de aulas, dividindo o seu espaço com a biblioteca e com toda a parte administrativa. Posteriormente, ele serviu como internato de casais, além de inúmeras funcionalidades. Um detalhe interessante é que o “Casarão” passou a ser denominado carinhosamente durante esses anos de “purgatório”. Porém, temos a plena certeza de que agora, com a sua atual mudança de restauro, o “Casarão” deixa de ser o antigo “purgatório’ e se torna um pedaço do céu”, afirma o diretor do SPN, José Roberto de Souza.

Reverendo José Roberto de Souza, diretor do SPN. Foto: Rafael Dantas

No trabalho de restauro, foi descoberto que os ladrilhos utilizados na casa datavam ainda do século 17. Embora o espaço tenha recebido um novo piso, várias dessas peças foram mantidas no espaço. O casarão manteve suas características originais na área externa e internamente ganhou um novo desenho, moderno e com acessibilidade, tendo como detalhe estético dessa construção centenária as paredes com tijolos aparentes para seus visitantes. A reforma contou com o projeto do arquiteto Fernando Guerra e os serviços de engenharia de Henrique Jatobá e da sua equipe.

Casarão restaurado

O evento de reabertura do espaço contou com a presença de lideranças da Igreja Presbiteriana de todo o Estado e do País. Além do resgate da funcionalidade do prédio e da relevância da preservação histórico-arquitetônica do restauro, a reabertura tem guarda um importante aspecto sentimental para a denominação, em que alguns dos presentes conheciam o Casarão ainda em seus dias que funcionou para as aulas do seminário. O prédio inicial da Casa dos Profetas está de volta!

Confira abaixo o vídeo do evento de reinauguração do Casarão.

*Rafael Dantas é repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com | rafaeldantas.jornalista@gmail.com)

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon