Mostra gratuita integra o 15º Festival Janela Internacional de Cinema e oferece acessibilidade com audiodescrição
A exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” estreia nesta sexta-feira, 1º de novembro, no Cinema São Luiz, localizado na rua da Aurora, no Recife. A mostra faz parte da programação do 15º Festival Janela Internacional de Cinema e estará aberta ao público até 8 de novembro, com entrada gratuita. Com incentivo do Funcultura e do Governo de Pernambuco, a exibição valoriza um dos mais emblemáticos cinemas de rua do país, que reabre suas portas para celebrar suas mais de sete décadas de história.
Dividida em quatro eixos temáticos, a exposição apresenta as reformas e transformações que marcaram os 72 anos do Cinema São Luiz, inaugurado em 6 de setembro de 1952. A iniciativa, que também reforça o papel do equipamento cultural no cenário atual, foi curada por Chaylanne Marques e Keyse Menezes, responsáveis pela pesquisa e produção da mostra. Gustavo Carvalho assina o projeto expográfico, enquanto a produção envolveu profissionais de diversas áreas, incluindo designers, artesãos e especialistas em audiodescrição, garantindo acessibilidade nos painéis.
A importância da exposição e a continuidade na Fundarpe
Após o festival, a mostra será transferida para a sede da Fundarpe, também na rua da Aurora, a partir de 25 de novembro. A programação segue gratuita e estará disponível nos horários das atividades do Festival Janela. A exposição é uma oportunidade para o público conhecer mais sobre o Cinema São Luiz, revisitar o passado e vislumbrar novas possibilidades para o espaço.
Serviço:
Exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências”
Local: Cinema São Luiz (rua da Aurora, nº 175, Boa Vista – Recife/PE)
Datas: 01/11 a 08/11/2024
Funcionamento: Durante o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Entrada: Gratuita
A partir de 25 de novembro, a exposição será exibida na sede da Fundarpe, na rua da Aurora.