A natureza divertida de São Benedito do Sul – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

A natureza divertida de São Benedito do Sul

Revista algomais

113

*Por Cláudia Santos

Para quem gosta do contato com a natureza, São Benedito do Sul é uma excelente pedida. Localizada na Mata Sul, pertinho do Recife, a 174 km, oferece muitas trilhas, banhos cachoeiras, visita a engenhos antigos e, a sua área urbana abriga edificações históricas, que o turista pode conhecer num city tour a pé por suas ruas. O roteiro começa com a visita às igrejas: a Paróquia São Benedito, a Capela São Sebastião e a Capela dedicada ao Padre Cícero, passando pela estação ferroviária datada do século 19. Nesse percurso, algumas casas merecem a atenção, como a da Pousada Recanto Verde, um casarão de 200 anos.

Nestes dias de verão, é um excelente lugar para se refrescar em uma de suas cachoeiras, cujo acesso é feito de automóvel (em estrada de terra, mas em bom estado) ou em trilhas. A Véu da Noiva tem percurso de 590 metros, com tempo de trilha de 15 minutos, a do Poço do Soldado é considerada de nível leve, com percurso de 200 metros e com tempo de trilha de 5 minutos e a cachoeira poço do caboclo, também de nível leve, conta com percurso de 970 metros, com período de 15 minutos.

Outras surpresas aguardam os que percorrem a Trilha da Mata Jussara, que tem 3,15 km de extensão. Pelo caminho, há grutas e cavernas, como, Gruta do Babaçu, Gruta do Gravatá, Gruta do Reflexo, Caverna do Cipó e Caverna da Jussara. E ao final da trilha, o caminhante é recompensado com um delicioso banho na Cachoeira Boa Vista. Esse percurso também abriga as ruinas do Engenho do Roncador, que possui uma casa de farinha e um moinho d’água.
No engenho, o visitante poderá agendar uma visita à dona Cícera Josefa, uma senhora que faz doces deliciosos de frutas e vende uma variedade de mudas de plantas. Outra experiência no ambiente rural é o Sítio Bom Destino, de José Roberto, mais conhecido como Zé Galego. O visitante conhece o sistema agroflorestal de plantio agroecológico que proporciona a regeneração da paisagem e, de quebra, ainda poderá comprar algumas hortaliças orgânicas.
Vale a pena uma visita também à comunidade quilombola do sítio Timóteo, que fica bem próximo da zona urbana, para conhecer seu estilo de vida local e suas manifestações culturais, como a dança.

O visitante pode apreciar uma boa comida típica nos restaurantes da Maria e Panela de Barro. A cidade também oferece boas opções de hospedagens como o hotel fazenda Betânia, as pousadas Recanto Verde e Flor do Campo e o camping Bela Vista, que conta até com um alambique, onde se pode adquirir cachaça artesanal e licores.
Há guias capacitados para os roteiros dos passeios, como Célio Correia (81- 99282-0073). Mais informações: https://saobeneditodosul.pe.gov.br/cidadedasaguas/.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon