Pernambuco voltou a receber a ABAV Expo, a maior feira do setor de turismo do País, após 20 anos. A procura pelo evento fez com que a rede hoteleira do Grande Recife (Olinda, Jaboatão e a capital) atingisse uma ocupação de 90%, segundo pesquisa realizada pela Setur e Empetur. O evento atrai profissionais de vários Estados e é uma grande vitrine para fechar negócios e animar toda a cadeia produtiva. Recife teve um espaço de muito destaque, mas vários municípios pernambucanos tiveram a oportunidade de se apresentar, como Olinda, Ipojuca e mesmo cidades do interior, mais focadas no turismo regional, marcaram presença.
“Muitas pessoas se hospedaram para o litoral, para Porto de Galinhas, por exemplo, porque os hotéis lotaram. Muitos chegaram no final de semana para aproveitar a cidade. É incrível para a movimentação na região, que aquece o turismo agora, nos próximos meses e até 2 ou três anos para frente. Muitos hoteleiros comemoraram ter fechado muita coisa, disseram que a alta estação e o reveillón foram bastante vendidos”, afirma a secretária de turismo de Pernambuco, Milu Megale. Segundo dados da organização da feira, mais de 25 mil pessoas circularam no evento até às 17h da sexta-feira.
Os principais destinos emissores dos visitantes para Pernambuco no período da ABAV foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas. E do exterior, Itália, Holanda e Estados Unidos. A pesquisa revelou que a permanência média de três dias e que 73% dos entrevistados recorreram ao serviço das agências de viagens para vir ao Estado.
Milu Megale lembrou que a ABAV Expo foi o último grande evento do Centro de Convenções de Pernambuco na gestão do Governo do Estado. O equipamento está prestes a ter a sua administração passada para a iniciativa privada, por uma concessão de 35 anos para o Consórcio CID Convenções Pernambuco.
AÉREO E TEMPORADA DOS NAVIOS
Milu Megale celebrou o salto que o Estado deu com o aumento de voos para o Recife em 2022, em especial as conexões internacionais. “Estávamos apenas com voo internacional da TAP, que começou no final do primeiro semestre. Mas conseguimos a Gol operando para Buenos Aires, que é um mercado muito bom para a gente. Esse voo começa dia 3 de dezembro. E conseguimos uma parceria com a Azul para começar no próximo mês um voo para Montevidéu e para Flórida, com Fort Lauderdale, Miami e Orlando. Vamos fechar em 5 destinos internacionais. Isso será muito bom para um ano tão difícil como esse!”.
Outra novidade para o Estado será o retorno da temporada dos navios. Milu Megale afirmou que já existem 20 com passagem confirmada pelo Recife. A secretária comemorou a reativação desse segmento do turismo, mas disse que a luta do Estado será para fazer da capital pernambucana o ponto de saída e retorno dos cruzeiro, não apenas de passagem.