A Construtora ACLF alcançou o TOP 3 em Pernambuco no último mês de março, isso significa que a empresa está entre as três melhores construtoras do estado de acordo com o ranking da Intec, plataforma de busca e prospecção de obras. Além do reconhecimento, a marca tem apostado em novas tecnologias para aumentar a produtividade e expandir os negócios.
A ACLF será a primeira construtora no Brasil a lançar um empreendimento de alto padrão com a tecnologia à base de concreto, seguindo as normas brasileiras de parede de concreto. Após muita pesquisa e diversas viagens pelo mundo, a direção da ACLF firmou parceria com a alemã PERI e começou a usar essa tecnologia, que consiste na construção de paredes de concreto feitas com formas de alumínio moldadas in loco. Em 2018, a construtora incorporou aos seus processos outra tecnologia ainda mais moderna no uso do concreto, a da colombiana FORSA.
O uso dessas tecnologias à base de concreto, muito comum nas obras do Minha Casa, Minha Vida, permite um ganho substancial de tempo nas construções. Concluindo seus projetos em menos tempo, com uma média de 6 meses de antecedência, e reduzindo os seus custos. Desde a adoção das paredes de concreto, a produtividade da ACLF triplicou. A título de comparação: antes, para fazer um condomínio de 480 unidades, eram necessários 660 funcionários e três anos para conclusão. Com a nova tecnologia, 800 unidades podem ser construídas, com 160 funcionários, em apenas 2 anos. A economia nos processo é de 35%. “Todos os dias fazemos 2 apartamentos em uma unidade de produção. Se tivermos duas unidades de produção, fazemos 4 apartamentos”, diz Avelar Loureiro, que tem sua própria fábrica de concreto para acelerar o processo.