Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Acupuntura revela-se aliada de atletas e praticantes de atividades físicas. Saiba dos benefícios

Luiz Hirata Filho informa que a acupuntura atua na performance esportiva, bem como na prevenção e reabilitação de lesões.

Atletas de diversas modalidades esportivas têm recorrido à acupuntura para otimizar seu desempenho físico e acelerar a recuperação de lesões. A técnica milenar chinesa estimula a liberação de substâncias no organismo como a serotonina e a endorfina que aliviam dores, reduzem inflamações e melhoram a recuperação muscular. Através da estimulação de pontos específicos no corpo, a acupuntura tem demonstrado capacidade para aliviar dores musculares, promover a circulação sanguínea e até mesmo aumentar a energia e resistência durante as competições. O médico ortopedista e acupunturista, Luiz Hirata Filho, fala para a Revista Algomais sobre a acupuntura e os benefícios para atletas e pessoas que praticam atividade física.

Qualquer atleta amador ou profissional pode se beneficiar da acupuntura, pois ela age tratando casos agudos e crônicos de dor e em alguns tipos de lesões mais específicas, explica Luiz Hirata Filho.

“Alguns estudos indicam que atividades de resistência como musculação e crossfit, por exemplo, podem ser beneficiadas pela acupuntura em atletas que fazem sessões semanais. Um desses estudos, por exemplo, indica que esses atletas tiveram um aumento da força muscular, sentiram mais disposição física durante os treinos e não sentiram cansaço após terminar os exercícios”, explica.

A acupuntura ajuda a tratar diversos problemas ortopédicos de atletas de qualquer área, auxiliando fortemente, por exemplo, casos em que a dor impede o treinamento desses atletas. Além disso, a abordagem holística da acupuntura também visa equilibrar o corpo e a mente, auxiliando os atletas na gestão do estresse e na manutenção do bem-estar emocional.

“Os atletas diminuem a ansiedade e conseguem dormir melhor com o tratamento da acupuntura”, informa Hirata.

Neste sentido, contribuindo para um desempenho esportivo mais consistente e saudável.

A acupuntura também tem papel interessante em conjunto com medidas de reabilitação. Ela pode trazer alívio dos sintomas e proporcionar mais conforto na hora de realizar as atividades.

“Um tratamento bem estruturado e planejado ajuda a prevenir o retorno da lesão, permitindo que o corpo se recupere e se fortaleça, evitando o retorno da dor e aparecimento de novas lesões (tendinites e bursites, por exemplo) quando o paciente for retornar à prática da atividade física. Além disso, atletas em pós-operatório de lesões conseguem uma recuperação mais rápida e com menos dor”, orienta Luiz Hirata Filho.

A acupuntura é utilizada tanto na prevenção como reabilitação de lesões.

As agulhas utilizadas na acupuntura tradicional eram feitas de diversos materiais, como bambu, pedra e metal. Atualmente, as agulhas de acupuntura são feitas principalmente de aço inoxidável.

Procure um médico acupunturiatra (denominação de médico especialista em acupuntura) para otimizar seus treinos e melhorar seu rendimento!


“Os dentes têm a função de cortar e triturar os alimentos em pedaços cada vez menores, onde conjuntamente com a saliva, forma o bolo alimentar facilitando a deglutição e consequentemente uma boa absorção dos nutrientes. Para que os dentes desempenhem essa função, devem estar saudáveis e em número suficiente. Fatores como cárie (provocando dores), inflamação gengival, grande mobilidade dental nos dentes permanentes (perda óssea com presença de tártaro), ausência e mal posicionamento desses na cavidade bucal, altera o processo mastigatório. Os alimentos não são triturados como deveriam e como consequência disso, dificultam a absorção dos nutrientes e a função intestinal. Fica claro que ter uma saúde bucal vai além de um bem estar limitado à cavidade oral propriamente dita, como estética ou cessação de dores. Toda nossa nutrição orgânica é o resultado de acontecimentos em cadeia, onde o seu início define o resultado final.”


Neste mês da mulher, Recife será o mês inteiro dedicado à prevenção ao câncer de mama, com a oferta de 2.800 vagas gratuitas de mamografia, sem necessidade de agendamento, conforme programação. A iniciativa é destinada a todas as recifenses com idade entre 50 e 69 anos. O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde do Recife estará presente em 34 pontos espalhados pelos oito distritos sanitários da capital pernambucana, de segunda a sábado (exceto nos feriados), das 8h às 12h e de 13h às 17h. Confira a programação completa CLICANDO AQUI   

A Secretaria de Saúde de Olinda iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza 2024 no município. As vacinas recebidas são do tipo Trivalente, oferecendo proteção contra as cepas A H1N1, A H3N2 e tipo B. A campanha acontece em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço também está disponível no ponto de vacinação localizado no Shopping Patteo, no piso L2, também de 8h às 17h. O objetivo é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Saiba dos contemplados nesta primeira etapa CLICANDO AQUI

A Corrida das Pontes do Recife foi criada com o percurso passando por sete pontes da cidade do Recife. Para a prova de 2024, devido à reforma na Ponte Giratória, o percurso terá que ser alterado desde o KM 2, na rua da Aurora. A data da 19ª edição da Corrida das Pontes do Recife será realizada no dia 2 de junho, com largada e chegada no mesmo local (Forte do Brum). Informações AQUI


Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon