A expansão do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes/Gilberto Freyre foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (12), com a presença da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife João Campos em uma cerimônia especial. As obras estruturais realizadas resultaram em um aumento de 60% na capacidade do aeroporto, podendo agora acomodar até 15 milhões de passageiros anualmente. A reforma abrangeu a ampliação do pátio, possibilitando o estacionamento simultâneo de até cinco aeronaves de grande porte, com o objetivo de atrair mais operações internacionais para Pernambuco. Com um acréscimo de 40% na área construída, o aeroporto agora totaliza mais de 70 mil m². Vale ressaltar que o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, atendendo a mais de 700 mil passageiros por mês.
Secretário de Turismo destaca crescimento de visitantes em Pernambuco
Durante o Visit Pernambuco – Travel Show e também no SOU Porto de Galinhas, o secretário de turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, ressaltou o avanço do Estado na movimentação de passageiros do seu aeroporto internacional. Ele afirmou que a circulação de visitantes pelo terminal aéreo alcançou o dobro de capitais como Fortaleza e Salvador. “Pernambuco bateu todos os índices de turismo de julho para cá. Movimentação do aeroporto, a chegada de turistas, a ocupação do número de leitos alugados. Ou seja, o turismo de Pernambuco voltou para a moda. A gente está na alta. E de julho para cá, mês após mês são resultados positivos que têm se apresentado aqui no Estado. E a gente sabe que Porto de Galinhas é o grande motor disso, é o principal destino turístico do Estado, é onde tem a maior quantidade de hotéis e é o principal destino a ser pesquisado”.
Financiamento do BNB e do BNDES
O superintendente do Banco do Nordeste (BNB) para o estado de Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida Filho, participou da solenidade. Essa reforma foi realizada por meio de financiamento do BNB, em parceria com o BNDES, destinado ao grupo Aena Desarrollo Internacional. Os investimentos abrangem modernização e manutenção, contemplando melhorias nas capacidades de processamento de passageiros e bagagens, áreas de movimentação de aeronaves, terminais de passageiros, estacionamentos de veículos, vias terrestres associadas e outras infraestruturas de apoio.