O compromisso do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes/Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, com as medidas contra a disseminação do novo coronavírus durante a retomada das atividades turísticas em Pernambuco rendeu ao terminal o Selo Turismo Seguro, idealizado pelo Governo do Estado. A cerimônia de entrega da marca aconteceu no auditório do Aeroporto, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana. Na ocasião, ainda foram divulgados os planos de requalificação do equipamento aeroportuário, previstos para o início de 2021.
Para assegurar o alto padrão dos serviços prestados pela operadora, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, anunciou que a requalificação do terminal começa em janeiro do próximo ano. As obras devem contemplar 17 banheiros, o sistema de climatização, parte da cobertura do terminal e a acessibilidade. Um segundo bloco de melhorias, na área de operações, deve ser entregue até junho de 2023.
O selo Turismo seguro é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur), da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) como forma de atestar que o estabelecimento em questão está contribuindo para a retomada segura das atividades turísticas no Estado. A chancela, entregue ao diretor-presidente da Aena Brasil, chega como reconhecimento ao cumprimento dos protocolos sanitários, que vão desde a higienização rigorosa do equipamento aeroportuário até ações de conscientização e orientação de passageiros.
“Nossa preocupação principal é cuidar e restabelecer a confiança dos passageiros. Além das coisas materiais, dos protocolos seguidos, o mais importante é fazer tudo com carinho. Precisamos parabenizar toda a comunidade aeroportuária, as empresas de serviços, as linhas aéreas, a manutenção, a limpeza, a segurança. Este selo é fruto do trabalho deles”, destacou o diretor-presidente da Aena Brasil. Durante a entrega, a Setur também anunciou que Pernambuco recebeu o selo Safe Travel, da World Travel & Tourism Council (WTTC). A partir de agora, estabelecimentos agraciados com o Selo Turismo Seguro também poderão solicitar o reconhecimento a nível internacional.