Neste sábado (25), às 19h, na Escola Pernambucana de Circo, encerra-se a temporada do espetáculo “Afro, Fulgor, Beleza e Fé”, que traz temas como racismo e preconceito religioso. Assuntos que, em cena, vem à tona por meio da bela, impactante e intensa linguagem do universo circense. Com 35 minutos de duração e desenvolvido por meio do incentivo do Funcultura, o espetáculo teve apresentações no decorrer do mês de novembro em Escolas e Centros Culturais do Estado. A exibição é com entrada gratuita.
Protagonizado pelos circenses Ítalo Feitosa e Maria Karolyna e dirigido pela também artista Hammai Assis, todos integrantes da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo – “Afro, Fulgor, Beleza e Fé” surgiu a partir de uma pesquisa de criação de número circense que abordasse estes assuntos, ressaltando as potencialidades dos movimentos de negritude e a riqueza cultural e histórica das religiões de matriz africana, questionando discursos opressores e favorecendo o empoderamento dos mais atingidos (negros, mulheres, candomblecistas, pobres).
No palco/picadeiro, a luta e a dificuldade de aceitação do povo negro com relatos e dados reais sobre violência, preconceitos e opressões, fazendo paralelos entre os sentimentos abordados na cena e as características de alguns orixás (Exu, Ogum, Xangô, Oxum e Oxalá). Relatos que são também dos próprios artistas, que expõem suas experiências no palco convidando aos que assistem a também refletirem sobre o que possam ter vivido. Tudo ilustrado por coreografias de afoxé e técnicas circenses (pirofagia, acrobacia e adágio).
O cenário é composto por uma lona cor de terra, tigelas de barro e varas, remetendo ao ambiente dos terreiros. A musicalidade é desenvolvida ao vivo pelo percussionista Ilki Barbosa, colaborando para a imersão neste universo que mexe com os tabus, com os “pré-conceitos”, o místico, o sagrado e o pessoal.
Ítalo Feitosa – Acrobata, especialista em acrobacias aéreas e de solo, equilibrista e pirofagista. Traz no currículo participação em atividades diversas – como festivais, oficinas e apresentações - em vários estados do Brasil, além de formações com especialistas de várias nacionalidades. Apresentação internacional, em 2016, no FESTICIRCO – Festival de Circo Social da Villa El Salvador, no Peru.
Maria Karolyna – Acrobata, especialista em acrobacias aéreas e de solo, equilibrista e contorcionista. Traz no currículo participação em atividades diversas – como festivais, oficinas e apresentações - em vários estados do Brasil, além de formações realizados tanto em Pernambuco com em outras localidades, a exemplo de trabalho realizado com a Cia. Deborah Colker de Dança.
SERVIÇO -
Dia 25 de Novembro - Sábado
Local: Escola Pernambucana de Circo
Horário: 19h
FICHA TÉCNICA:
Atores Circenses: Maria Karolyna e Ítalo Feitosa
Direção: Hammai Assis
Assistente de Direção: Fátima Pontes
Direção de Arte e Sonoplastia: Thiago Oliveira
Criação e Execução Musical: Ilki Barbosa
Coreografia: Obailê Santana
Preparação Física: Anne Gomes
Figurino: Thiago Oliveira
Produção Executiva: Alexandre Menezes
Fotografia: Ju Barbosa
Assessoria de Imprensa: Patrícia Monteiro