A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e a Comissão de Segurança Pública e Desenvolvimento Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco promovem uma audiência pública para debater o aumento da violência letal e a ausência de um plano de segurança no estado. A iniciativa é conduzida pela deputada Dani Portela e pelo Deputado João Paulo, em resposta a uma solicitação do Fórum Popular de Segurança Pública, e ocorrerá hoje (16), às 14h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe.
Após a suspensão do Pacto pela Vida, a governadora Raquel Lyra anunciou, no início do ano, o programa "Juntos Pela Segurança", destinado a substituir o anterior e responsável por desenvolver um novo planejamento de segurança pública para o estado. “Ouvir do nosso povo suas queixas sobre essa temática vai nos ajudar a intensificar as cobranças ao Governo do Estado. Já são 11 meses de governo e Pernambuco segue sem um plano efetivo de segurança pública. Esse cenário se converte em insegurança ao sair de casa, e principalmente, no aumento das mortes. Precisamos agir com urgência para que esse cenário mude”, ressaltou a deputada Dani Portela, presidenta da CCDHPP.
"A redução da violência em Pernambuco passa também pela melhoria da estrutura de segurança, a valorização dos profissionais das polícias, formação em direitos humanos e mais integração entre os governos municipais, estadual e federal. É necessário ainda combater a fome e a miséria e investir mais em educação", afirmou o deputado João Paulo.