Alessandra Negrini Apresenta Solo Inédito No Recife: “A Árvore” Chega Ao Teatro Do Parque - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Alessandra Negrini apresenta solo inédito no Recife: “A Árvore” chega ao Teatro do Parque

Revista Algomais

Com dramaturgia de Silvia Gomez e direção de Ester Laccava, espetáculo aborda transformação e conexão com a natureza por meio de uma experiência sensorial e poética. Foto: Priscila Prade

A atriz Alessandra Negrini sobe ao palco do Teatro do Parque, no Recife, nos dias 16 e 17 de maio, às 20h, com o monólogo “A Árvore”, primeira peça solo de sua carreira. Com texto da premiada dramaturga Silvia Gomez, a montagem explora o processo de transformação de uma mulher a partir do vínculo simbiótico com uma pequena planta, desencadeando reflexões sobre corpo, identidade e pertencimento ao mundo natural.

O espetáculo teve uma trajetória internacional e multimídia: estreou online durante a pandemia, virou longa-metragem distribuído pela O2 Filmes, passou por festivais na Colômbia, Bolívia e Portugal, e teve seu texto publicado pela Editora Cobogó. Agora, retorna aos palcos em sessões presenciais com produção de Gabriel Fontes Paiva e Alessandra Negrini, reunindo uma equipe criativa de destaque, com nomes como Mirella Brandi (luz), Camila Schimidt (cenografia) e Morris (trilha sonora).

Em cena, Negrini interpreta a personagem A., que narra sua jornada íntima ao perceber que seu corpo está se transformando em algo desconhecido – possivelmente, uma árvore. Entre o delírio e a lucidez, o monólogo conduz o público por uma experiência lírica e sensorial, que questiona as fronteiras entre o humano e o vegetal, o real e o simbólico. “A Árvore é um relato. Um relato de amor. A personagem M. nos conta a sua história, a sua aventura mais íntima e nos oferece o testemunho de ver o seu corpo se transformando em algo outro. As angústias e as alegrias dessa viagem viram palavras e imagens potentes que ela mesma cria. É uma escrita performática, uma página, uma peça, uma narrativa dessa metáfora de virar algo que não é mais si mesmo. A ideia de virar uma árvore lhe parece bela e necessária e não há mais como escapar”, comenta a atriz sobre a personagem.

A inspiração para a dramaturgia surgiu de uma cena cotidiana vivida por Silvia Gomez: um fio de cabelo preso a uma planta. O episódio desencadeou o texto que, influenciado também pela obra “A Revolução das Plantas”, do biólogo Stefano Mancuso, propõe novas formas de imaginar o futuro coletivo a partir de uma escuta mais atenta à natureza. “As personagens que escrevo são essas que, de repente, olham para a realidade, mas não cabem mais nela, adentrando então um espaço de delírio que, para mim, é na verdade, extrema lucidez. Um exercício de tentar elaborar o tremendo real por outra camada, reconhecendo nele as fissuras que nos permitem formular novas perguntas”, afirma a autora.


Serviço
Espetáculo: A Árvore, de Silvia Gomez
Com: Alessandra Negrini
Local: Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife
Datas: 16 (sexta) e 17 (sábado) de maio de 2025
Horário: 20h
Ingressos: de R$25 a R$100
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon