A Revista Algomais, com a cobertura "Turismo na Pandemia", do repórter Rafael Dantas, a TV Jornal, com o programa “Cores e Sabores", do jornalista Leonardo Vasconcelos, e o projeto “Cabuetando Pernambuco", de Emerson Braga (no perfil @cabuetacultural) foram os trabalhos jornalísticos vencedores do II Prêmio Pernambuco de Turismo.
O trabalho premiado da Algomais foi composto por três reportagens que mostraram como o trade turístico pernambucano enfrentou os piores dias da pandemia e se preparou para a retomada, que está acontecendo com a recomposição da malha aérea e a forte procura dos turistas pelos diversos destinos pernambucanos. Além do turismo de lazer, as matérias discutiram as tendências e novidades do turismo de negócios e eventos, que também voltaram com força no último trimestre de 2021 e com grandes perspectivas para 2022.
A comissão julgadora da premiação foi composta por nove representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apeturr), Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc-PE), Recife Convention e Visitors Bureau (RCVB), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Porto de Galinhas Convention e Visitors Bureau e da Fecomércio.
O jornalismo pernambucano também celebrou ontem o trabalho jornalista Francisco José, um dos grandes divulgadores dos potenciais turísticos do Estado, que recebeu uma homenagem do Prêmio Pernambuco de Turismo.
Premiações em 2021
Além do Prêmio Pernambuco de Turismo, a Algomais venceu neste ano o Prêmio Urbana-PE de Jornalismo, na categoria texto, com a matéria "Soluções para um Transpote Público Seguro e Sustentável", e também foi finalista do Prêmio Cristina Tavares, na categoria texto, com a reportagem "Independência Esquecida de 1821".