Alunos aprendem animação “stop motion” com sucata

Uma maneira divertida para conscientizar o público infanto-juvenil sobre a importância da reutilização do plástico como forma de preservação ambiental. Esse é o objetivo do projeto Cidade Plástica que vai levar oficinas de “stop motion” utilizando material reciclável e reutilizado, ministradas pelo cineasta e educador Bruno Cabús nas escolas municipais do Recife – com duração de 20 horas cada.

O projeto é realizado pela ASAGA Audiovisual e Cidadania – com produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, e incentivado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife. Ao longo do mês de maio, seis escolas municipais irão receber a atividade (uma em cada RPA).

Para o facilitador “os participantes terão a oportunidade de conhecer sobre o processo de produção de um filme de animação e ainda expressar sua imaginação através da utilização do plástico na construção dos personagens de suas histórias. E essa é a nossa ideia: utilizar a técnica audiovisual como uma ferramenta para envolver a população sobre o tema da reutilização, mostrando que não existem limites nessa reconstrução do que teoricamente seria apenas lixo, já que, ao final das oficinas, vamos ter seis filmes produzidos com plásticos que estão no nosso dia-a-dia”, comenta Bruno Cabús, que já desenvolve oficinas de stop motion em todo o País.

Sobre a formação

No início das oficinas os alunos terão uma capacitação em Educação Ambiental, com o objetivo de promover a reflexão entre os alunos sobre os impactos que a produção, consumo e descarte do lixo plástico causam ao meio ambiente. Serão utilizadas estratégias como exibição de filmes e imagens, realização de dinâmica lúdica e estímulo ao diálogo, buscando incentivar não só a mudança de comportamento individual, mas também a ação coletiva.

Após a primeira etapa de educação ambiental, começa o processo de formação e produção audiovisual no qual os participantes terão uma orientação de todo o processo de produção de um filme de animação em Stop Motion – técnica na qual são produzidos filmes a partir da manipulação de objetos frente a câmera fotográfica (o que permite a utilização de qualquer material disponível), registrados quadro a quadro.

As produções dos roteiros serão embasadas nos assuntos elencados durante a etapa de educação ambiental e para a produção dos curtas serão utilizados prioritariamente materiais plásticos coletados durante o período da oficina. Cada escola irá produzir um filme de até 3 minutos sobre o impacto do plástico no meio ambiente, no qual terá seu lançamento na MARÉ – Mostra Ambiental do Recife prevista para ocorrer em agosto de 2019 e posteriormente disponibilizado no site do projeto, tendo como pano de fundo a cidade do Recife, de forma a desenvolver uma campanha de educação ambiental nas escolas, nas redes sociais e na comunidade envolvida.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon