Alunos e professores do Recife e de Belo Jardim embarcam para intercâmbio em Portugal

Amanhã (11), um grupo composto por 24 estudantes da rede municipal de ensino das cidades do Recife e Belo Jardim, em Pernambuco, embarcará em uma jornada de intercâmbio cultural em Portugal. O projeto “Era Uma Vez… Brasil” proporcionará a esses jovens uma rica experiência de reconhecimento da história brasileira, enfatizando a valorização dos povos originários. Durante uma estadia de 10 dias no país lusitano, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a cultura brasileira.

Todos os selecionados para esse intercâmbio já participaram de oficinas de audiovisual, abrangendo áreas como interpretação, roteiro, som e fotografia. Além disso, foram envolvidos em experiências enriquecedoras relacionadas à cultura afro-brasileira e indígena, através de encontros significativos com representantes dos Xukurus do Ororubá, dos Quilombos Catucá e Barro Branco, do Terreiro Santa Bárbara Nação Xambá, bem como de diversas etnias indígenas presentes em Pernambuco.

“Agora chegou o grande momento de construirmos essa nova história com os estudantes. É uma oportunidade única, de dez dias que, com certeza, simbolizam muito mais do que apenas uma viagem ao exterior”, diz Marici Vila, diretora executiva do “Era Uma Vez… Brasil”.

Em Pernambuco, o projeto mobilizou 34 professores de 27 escolas diferentes, com 836 estudantes inscritos. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez… Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. Em todo o país, 120 brasileiros farão o intercâmbio, contando inclusive com os docentes. Na primeira etapa, chamada de “Fatos Históricos” e finalizada em maio, o projeto mobilizou professores de História. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os alunos inscritos. Os estudantes produziram mais de 300 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. Os adolescentes que criaram as 100 melhores HQs seguiram para a etapa de oficinas e irão integrar o livro “Era uma vez… Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon