O escritor e jornalista pernambucano Álvaro Filho integra a partir de agora um novo projeto jornalístico na capital portuguesa: o Mensagem de Lisboa. O veículo nasce com a proposta de ser uma publicação de jornalismo local e digital da cidade.
A sede do jornal digital, que se propõe a contar novas narrativas de Lisboa, fica no café A Brasileira, no Chiado. O veículo nasceu em plena pandemia, mas já conta com diversos apoios importantes, de organizações locais e de projetos globais, como o Facebook Journalism Project e o Newspack.
No Mensagem de Lisboa, Álvaro Filho é repórter, mas também produz e edita vídeos e podcasts, além de fotografar. "A Mensagem é uma continuidade de um trabalho que tenho feito em Portugal de aliar as valias como escritor e jornalista, com textos que se descolam um pouco da narrativa dura do jornalismo tradicional e permitem um certo flerte com a prosa literária. Foi assim nas contribuições com o Diário de Notícias e será assim no Mensagem. Há também a preocupação do jornal em prestigiar outros sotaques, como o brasileiro, pois somos 150 mil no país, de longe a maior comunidade, e aos poucos a intenção é que eu estabeleça esta ponte com a comunidade em Lisboa".
Em Portugal, o jornalista já escreveu para o tradicional Diário de Notícias. Em Pernambuco, trabalhou no Jornal do Commércio e na CBN.
Serviço: A Mensagem de Lisboa: https://amensagem.pt/
Abaixo alguns artigos já escritos por Álvaro Filho no novo canal digital:
A Lisboa “anti-postal”, e agora virtual, pelo traço dos Urban Sketchers