Celebrações lembram a morte e ressurreição do Messias
A Semana Santa, para os cristãos, é uma celebração que ocorre durante a semana que antecede o domingo de Páscoa. Momento de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que, segundo a Bíblia, marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Durante uma semana, os cristãos participam de várias cerimônias, incluindo a Celebração de Lava-pés e a Instituição da Eucaristia, na quinta-feira santa (18h).
“É a memória do dia em que Jesus instituiu a Celebração da Ceia Cristã, baseada no cumprimento da profecia da Páscoa Judaica”, informa o Pastor e Reitor da Paróquia Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, Reverendo Geison Vasconcellos. Já o momento do lava-pés: “expressa a humildade de que devemos servir uns aos outros”, revela o Reverendo.
O ápice da Semana Santa é a celebração da Sexta-feira Santa, quando os cristãos lembram da morte de Jesus Cristo na cruz. Essa é uma data de grande introspecção e reflexão para os fiéis. Neste dia ocorre o Ofício da Cruz (18h), sendo uma cerimônia litúrgica realizada por muitos cristãos, especialmente das igrejas católicas, anglicanas e ortodoxas.
O Ofício da Cruz é uma celebração solene e emocionante, que lembra aos fiéis o sofrimento e a morte de Jesus na cruz. Essa é uma data de grande introspecção e reflexão, em que os cristãos são convidados a meditar sobre a importância do sofrimento de Jesus em suas vidas. Na Igreja Anglicana é uma vigília com um momento de reflexão sobre as 7 últimas Palavras na Cruz, com tempo de louvor e oração
No Sábado Santo não há solenidade na Igreja Anglicana, pois é considerado o Sábado do Silêncio. “É o dia que houve silêncio no mundo pela morte de Jesus”, esclarece Reverendo Geison Vasconcellos.
As solenidades terminam no Domingo de Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, às 06h da manhã. É uma data de alegria e renovação da esperança para os cristãos, que acreditam que Jesus venceu a morte e abriu o caminho para a vida eterna. “Celebramos a volta da esperança, a vitória da vida sobre a morte”, vibra o pastor.
Já às 18h será encenado o Auto de Páscoa, realizado pelo grupo de artes e louvor da Igreja Anglicana, inclusive com a participação das crianças da comunidade Todas as celebrações são abertas ao público, uma média de 200 pessoas deverão participar, por dia, das atividades, que serão realizadas por voluntários da Igreja Anglicana, bem como pelos ministros e ministras da Diocese do Recife. A junta paroquial solicita, se possível, doação de alimentos para o Projeto Casa da Vila, braço social da Igreja. “Páscoa é doação, momento de acolher pessoas em suas necessidades”, finaliza o Reverendo Geison Vasconcellos.
HISTÓRICO – A Igreja Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, faz parte da Diocese do Recife, que tem como Bispo e Primaz da província brasileira, Dom Miguel Uchôa. O anglicanismo é um ramo histórico e reformado da Igreja. Os Anglicanos têm suas raízes na Grã-Bretanha, onde se situa a Inglaterra, cuja região central é denominada de Anglia, a terra dos anglos. A Diocese do Recife foi acolhida por províncias anglicanas de todo o mundo como parte da FCA – Fellowship of Confessing Anglicans –, um movimento e propõe renovação e realinhamento na Comunhão Anglicana, procurando manter a fidelidade à Palavra de Deus, e fala pela maioria dos anglicanos do mundo inteiro, cerca de 85 milhões de pessoas.
SERVIÇO:
Igreja Anglicana Zona Norte
Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro
Programação: Celebração da Semana Santa
· Domingo, 02.04, às 10h e 17h – Domingo de Ramos
· Quinta-feira, 06.04, 20h - Instituição da Eucaristia e Lava-pés
· Sexta-feira, 07.04, 18h - Ofício: 7 Palavras da Cruz
· Domingo, 09.04, 06h - Celebração da Ressurreição
· Domingo, 09.04, 10h - Celebração da Páscoa
· Domingo, 09.04, 18h - Auto da Páscoa