A CAIXA Cultural Recife apresenta a inédita exposição “A Arte da Animação Pernambucana”, que de 3 de novembro a 4 de dezembro de 2016 retrata a riqueza artística do cinema de animação, a partir de frames ou fotogramas dos bastidores dos processos de produção fílmica. São 60 obras apresentadas no formato de desenho, pintura, modelagem, fotografia e manufatura de objetos, personagens ou cenários. A abertura da exposição acontece no dia 3 de novembro, às 19h, e a visitação pode ser feita gratuitamente a partir do dia 4 de novembro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Três dos curtas que geraram os fotogramas – “Dia Estrelado”, “O Ex-Mágico”, “Deixem Diana em Paz” e “O Gaivota” serão exibidos nos dias 5 de novembro e 3 de dezembro, em duas sessões, às 16h e 18h, com entrada gratuita. Paralela à mostra, haverá oficinas abertas ao público.
“A Arte da Animação Pernambucana” destaca os trabalhos de realizadores como Nara Normande, Júlio Cavani, Raoni Assis, Olímpio Costa e Lula Gonzaga, este último um dos pioneiros nesta arte em Pernambuco e que recentemente recebeu o título de Patrimônio Vivo. O recorte aponta para a diversidade de estilos, técnicas e poéticas no cinema de animação realizado no estado. As imagens geradas foram concretizadas a partir de diferentes materiais e ferramentas analógicas e digitais, combinando efeitos visuais e recursos óticos.
O trabalho artesanal e autoral dos artistas integra-se a novas tecnologias para levar movimento a imagens. Combinada com a vocação para o cinema, a tradição de Pernambuco nas artes manuais ganha um novo alcance com o cinema de animação. Elaborados sobre papel, em acetato, no computador, nas mesas de luz e no espaço tridimensional, os filmes “Dia Estrelado” (Nora Normande), “O Ex-Mágico” (Olímpio Costa), “Deixem Diana em Paz” (Júlio Cavani), “O Gaivota”(Raoni Assis), “Nimbus” e “A Saga da Asa Branca” (Lula Gonzaga) transformam-se em organismos vivos quando jogados sobre uma tela de cinema.
“Demoramos tanto tempo de vida e trabalho fazendo um filme de animação que acaba sendo pouco ele se resumir ao tempo que fica na tela”, explica Olímpio Costa, organizador da exposição. A mostra se estende para fora das telas mostrando ao público em geral os frames, os rascunhos, os desenhos e cenários de cada obra fazendo com que mais gente possa compreender o processo de criação de um filme nesta técnica.
Detalhes da Oficina
A oficina “Princípios da Animação” será realizada nos dias 22, 24 e 26 de novembro, das 14h às 17h, e é voltada a crianças e jovens entre 8 e 14 anos. A atividade será ministrada pelo premiado cineasta e animador Bruno Cabús, que vai mergulhar com os participantes no mundo da animação, atravessando desde os primeiros dispositivos de ilusão óptica até os mais desenvolvidos processos de produção audiovisual. As inscrições vão de 14 a 19 de novembro e podem ser feitas por meio do endereço gentearteirape@gmail.com, informando o nome, a idade e o dia em que deseja participar da oficina.
Conheça os diretores de animação pernambucanos
FICHA TÉCNICA:
Cattleya Produções – Produção
Julio Cavani – Curador e artista
Olímpio Costa – Produtor e artista
Jarmeson de Lima – Coordenador Geral
Arte Monta – Montagem e desmontagem
Camilo Maia – Designer
Nara Normande – Artista
Raoni Assis – Artista
Marcos Buccini – Artista
Bruno Cabús – Oficineiro
Serviço:
A Arte da Animação Pernambucana
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo.
Informações: (81) 3425-1915
Abertura da exposição: 3 de novembro de 2016, às 19h.
Visitação: 4 de novembro a 4 de dezembro de 2016 | terça-feira a sábado: 10h às 20h. Domingo: 10h às 17h.
Exibição dos curtas: – “Dia Estrelado”, “O Ex-Mágico”, “Deixem Diana em Paz” e “O Gaivota”
Data: 5 de novembro e 3 de dezembro de 2016
Horário: 16h e 18h / distribuição de senhas uma hora antes da sessão.
Ingressos: Entrada gratuita
Entrada Franca
Classificação Livre