O advogado, jornalista filiado a Associação Brasileira de Imprensa, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras, Antônio Campos assinou hoje (04), às 12h15, no Ministério da Educação, em Brasília, o termo de posse como presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
A cerimônia privada contou com as presenças de sua mãe, a ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União e do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do Governo no Senado.
Ao assumir a presidência, Antônio Campos lembrou seu pai, o escritor Maximiano Campos, que durante anos trabalhou na Instituição e foi um dos responsáveis pelo grande acervo que a Fundaj tem nos dias atuais.
Antônio Campos é grande conhecedor da Casa, de sua missão e valores. Maximiano Campos foi colaborador de Gilberto Freyre no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais e, posteriormente, assumiu a superintendência do Instituto de Documentação, onde adquiriu e ajudou a preservar a memória da Entidade.
Com vasto conhecimento jurídico e literário, e 17 livros publicados, Antônio Campos defende uma gestão pautada pelo diálogo com os servidores, o fortalecimento da Fundaj como instituição de pesquisa e cultura e, também, na formação técnica e em mestrado de profissionais. Em seu plano de trabalho estão a parceria com o Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a contribuição para o ano de Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com a Sudene e outros órgãos da região, além fomentar parcerias internacionais.
(Da Fundaj)