A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 19 a 21 de dezembro de 2019, Antonio Nóbrega com o espetáculo Recital para Ariano, em homenagem ao dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira Ariano Suassuna. Inédita na capital pernambucana, a montagem é composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, uma diversidade característica das performances de Nóbrega.
“Lá se vão mais de 40 anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais. Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental”, afirma o artista pernambucano.
Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances A Nau Catarineta e A Filha do Imperador do Brasil, pelas canções O Rei e o Palhaço e Canudos e pelas peças instrumentais Rasga e Ponteio Acutilado. Ele estará acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Cleber Almeida (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).
Palestra:
No dia 18 de dezembro (quarta-feira), véspera do início da temporada do espetáculo, o artista apresenta a palestra A Cultura Popular e a Educação, às 19h. No encontro, Nóbrega procura mostrar como a prática das representações simbólicas do mundo popular podem fornecer táticas para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade cognitiva. Por meio de passos de dança, formas estróficas, células rítmicas, convida o público a uma imersão por esse universo.
Sobre Antonio Nóbrega:
Recifense, nasce em 1952 e, aos 8 anos, começa a estudar violino. Em 1971, Ariano Suassuna convida-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir desse momento, passa a estudar o universo da cultura popular e posteriormente a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Estão entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus e Rima, que ele lança neste mês de novembro. Antonio recebeu inúmeros prêmios: Shell de Teatro, Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo etc. Foi agraciado por duas vezes com a Comenda do Mérito Cultural. Com seus espetáculos, tem viajado por inúmeros países. Tem 13 álbuns gravados e três DVDs. Em 1992 fundou, juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua mulher, o Teatro-Escola Brincante em São Paulo.
Serviço:
[Música] Antônio Nóbrega em “Recital para Ariano”
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Data: 19 a 21 de dezembro de 2019 (quinta-feira a sábado)
Horário: 20h
Informações: (81) 3425-1915
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para professores, pessoas acima de 60 anos e funcionários e clientes CAIXA)
Bilheteria: a partir das 9h do dia 18 de novembro de 2019
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos
Capacidade: 84 lugares
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Palestra “A Cultura Popular e a Educação”
Data: 18 de dezembro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h
Público-alvo: interessados em geral, maiores de 14 anos
Vagas: 75
Ingressos: gratuito, com distribuição de senhas a partir das 18h