Academia Pernambucana Evangélica de Letras é celebrada na Alepe – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Academia Pernambucana Evangélica de Letras é celebrada na Alepe

A Academia Pernambucana Evangélica de Letras (Apel), fundada no dia 9 de setembro deste ano, foi instalada no dia 10 de outubro, em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A reunião solene marcou a posse de 23 acadêmicos, tendo sido presidida pelo deputado Joel da Harpa.

A instituição se dedica a promover a cultura, as letras e o conhecimento teológico. A academia tem como objetivo fomentar a produção intelectual de escritores e pesquisadores cristãos, além de preservar a memória e a contribuição dos evangélicos para a história de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

A Apel busca congregar intelectuais em debates sobre temas relevantes tanto dentro quanto fora da igreja, e incentivar novos talentos literários e acadêmicos. Entre as suas finalidades, está o compromisso de utilizar os conhecimentos gerados para a difusão das lições das Escrituras Sagradas, bem como promover o intercâmbio cultural com escritores de outras regiões. A Apel representa uma plataforma para que escritores e pesquisadores exerçam suas influências nas esferas intelectuais e culturais por meio da palavra escrita, falada e dos meios de comunicação disponíveis.

A primeira diretoria eleita para um mandato de 4 anos, conta com os seguintes membros: Roberval Góis – Presidente, José Roberto de Souza – Vice-presidente, 1° Secretário – Eduardo Pereira, 2° Secretário – Samuel Germano, Tesoureiro – Fábio Ferreira, Esdras Cabral – Secretário-executivo, e como presidentes de honra: Edijeci Martins e Jilton Moraes.

Os 23 membros fundadores da APEL são:

Roberval Góis, José Roberto de Souza, Eduardo José Pereira da Silva, Samuel Germano de Oliveira, Esdras Cabral de Melo, Fábio José Barbosa Correia, Edijéci Martins Ferreira, Jilton Morais de Castro, Thomas Magnum Félix de Almeida, Carmen Peixoto, Josué Xavier da Silva, Liliane Barbosa Caetano Chagas, Boanerges de Figueiredo Dantas Neto, Sérgio Saeger Victalino de Mello, Maria das Graças A. Ataíde de Almeida, Valtemir Ramos Guimarães, Felipe Alexandre Paiva Dias de Sá, Miguel Arthur Cox dos Santos, Rafael Dantas, Artur Eduardo da Silva Neto, Ezequias Bezerra de Lima, Hely José Bezerra Ferreira, e Avaniel Marinho.

Ainda serão recebidos em sessão especial: Sérgio Lyra, Otovanilda Góis, Miguel Uchoa, Edjaelson Pedro e Stéfano Alves. Ao todo são 40 vagas, sendo que das 13 restantes, 10 estão reservadas para o agreste e para o sertão. Além dessas 40 vagas há também os membros correspondentes e colaboradores.

A primeira parte da sessão solene pode ser assistida no canal do YouTube da Alepe.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon