Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Aquafuncional: a água potencializando o seu treino. Confira!

Aquafuncional: treino robusto envolvendo natação, hidroginástica e funcional

Nas água das piscinas, uma revolução fitness está acontecendo: o aquafuncional, uma fusão arrojada entre a natação, hidroginástica e o treinamento funcional. Muito além das braçadas, esse método aquático está conquistando corações e transformando corpos, desafiando a noção convencional do exercício. Quem desvenda conosco a modalidade é o Profissional de Educação Física, Wesley Torres, que também é coordenador do Instituto do Movimento.

Por Jademilson Silva

O treino de aquafuncional é uma modalidade relativamente nova no mercado fitness que interage entre três momentos: natação, hidroginástica e treinamento funcional. A aula dura entre 45 minutos e 1 hora. Dependendo do nível de atividade física de cada pessoa, pode ser realizado até mesmo de domingo a domingo.

O treino de aquafuncional, realiza dinâmicas dentro e fora da água. É o que explica o Profissional de Educação Física, Wesley Torres, professor da modalidade aquafuncional do Instituto do Movimento.

“Por conta da variação frequente de ambientes, com atividades dentro e fora da piscina, e utilização de exercícios das três modalidades que a compõem, o treino consegue gerar os benefícios de ambas e sem a necessidade de realizar as três separadamente, como: ganho de resistência muscular localizada, melhora do condicionamento cardiorrespiratório nos dois meios, diminuição de impacto articular em algumas atividades”, informa.

O aquafuncional é adequado para todas as idades e níveis de condicionamento físico. E pode sofrer variações, conforme a necessidade do aluno.

O treino estímula a integração dos alunos – Foto: Divulgação

“Nas aulas, podem ser realizadas atividades apenas aquáticas da hidro e da natação, diminuindo o impacto articular para o público mais idoso, ou transitar em atividades do funcional e da natação com cargas e intensidades mais elevadas para quem tiver maior condicionamento físico”, diz Wesley

A água influencia positivamente na intensidade e segurança dos exercícios durante uma sessão de aquafuncional. Todo o corpo é fortalecido com a tensão muscular que a água disponibiliza.

“Por conta da diminuição do impacto articular, quem tem lesões, dores ou dificuldade em alguns movimentos acabam conseguindo realizar atividades mais intensas dentro da água. Além disso, ela permite uma tensão muscular constante em todas as partes do corpo, ajudando no fortalecimento”, revela Wesley Torres.

Não existe contraindicação no treino de água funcional, porém a modalidade pode ser adaptada para condições físicas específicas.

“Como no aquafuncional é possível transitar entre três modalidades, não há contraindicações para sua prática, pois as atividades são adaptáveis. Mas é importante identificar sua individualidade para agirem nessas adaptações”, informa o professor.

Para Wesley Torres, dependendo de qual lesão ou condição, é importante diminuir a intensidade e impacto dos exercícios fora da piscina.

“E caso não saiba nadar, pode aprender um pouco mais, no sentido de aproveitar 100% dessa do treinamento”, orienta.

Em meio à serenidade das águas, o treino de aquafuncional emerge como uma poderosa terapia para a saúde mental. Além dos benefícios físicos já reconhecidos, a atividade aquática revela sua capacidade única de acalmar a mente e elevar o espírito.

Em apenas uma aula é possível correr, nadar, agachar, saltar dentro e fora da piscina, arremessar, puxar e empurrar cargas, ou seja, realizar e aprimorar todos os padrões que utilizamos no nosso dia-a-dia, além de ser uma atividade muito prazerosa.

Treino de Aquafuncional

“No ritmo acelerado que vivemos, o estresse e a ansiedade têm se tornado companheiros constantes para muitos de nós. Mas existe uma opção simples e eficaz que pode ajudar a melhorar nossa qualidade do sono e, consequentemente, nossa saúde mental: os alongamentos diários.Como fisioterapeuta e quiropraxista, observo frequentemente os benefícios dos alongamentos para a saúde mental. Muitos dos meus pacientes apresentam queixas relacionadas ao estresse e tensão muscular. Quando passam a realizar alongamentos em sua rotina, não só identificam um alívio físico, mas também referem melhoras significativas no seu bem-estar emocional e na sua qualidade do sono. O impacto dos alongamentos no sono é notável. Eles auxiliam no relaxamento dos músculos, liberando a tensão acumulada durante o dia. Esse relaxamento físico prepara o corpo para um descanso mais profundo e reparador, essencial para a regeneração mental.Incluir uma sessão de alongamentos antes de dormir pode ser um excelente ritual de relaxamento. Além de preparar o corpo para o sono, esse momento pode servir como uma pausa de reflexão e calma, ajudando a mente a se desligar das preocupações do dia.Para quem deseja começar, a chave é a consistência. Alongamentos leves e focados na respiração podem ser uma boa maneira de iniciar. Não é necessário muito tempo; até mesmo cinco a dez minutos podem fazer uma grande diferença.Em um mundo onde a saúde mental é cada vez mais uma prioridade, práticas simples como os alongamentos diários são valiosas aliadas. Eles nos oferecem uma pausa necessária, um momento para reconectar corpo e mente, promovendo um bem-estar integral que é essencial para enfrentar os desafios do dia a dia”.

Gravatá: noites fitness de verão

A Prefeitura de Gravatá está aproveitando o verão para estimular moradores e turistas a praticar atividades ao ar livre. As atividades gratuitas acontecem em vários espaços do município, incluindo os distritos. O calendário segue até o mês de março e inclui aulas dos mais variados esportes, como beach tennis, vôlei de praia, jiu-jitsu, dança, ginástica, crossfit, funcional, jump, step dance e defesa pessoal. Na programação também estão programados torneios de futsal e corrida de rua. Informações: @prefeituradegravata

Petrolina: 4ª Meia Maratona com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a 4ª Meia Maratona do River Shopping em Petrolina. Este ano o evento acontecerá no dia 19 de maio e os interessados já podem fazer a inscrição. Serão três percursos que os atletas poderão participar, o de corrida e caminhada, de 5km, o de corrida com 10km, e a meia maratona de 21km. Há também categorias para atletas com deficiência. As especificações de cada categoria constam no regulamento completo no site da cronoschip. Inscrições: cronoschip.com.br

Caruaru: feira contempla beleza e bem-estar

Será realizada nos dias 31 de março e 1° de abril a Inove Beauty – Feira de Estética, Beleza e Bem-estar, no 5° piso do Shopping Difusora, em Caruaru, uma iniciativa do Grupo Sabino, que atua no segmento de beleza há mais de 10 anos. A proposta do evento é trazer as últimas tendências do mercado, com marcas nacionais e internacionais distribuídas em 58 stands. A expectativa é reunir 4 mil pessoas nos dois dias de evento. Mais detalhes no @inovebeauty

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon