Armazém da Criatividade: Porto Digital de mudança para centro de Caruaru – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Armazém da Criatividade: Porto Digital de mudança para centro de Caruaru

O Armazém da Criatividade, braço do Porto Digital na Capital do Agreste, mudará de endereço. A infraestrutura atual no Polo Caruaru, será transferida para o prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, na região central da Capital do Agreste. A previsão de operação no novo espaço é no primeiro trimestre de 2025.

Não se trata apenas de uma troca de endereço. A mudança para o centro da cidade dialoga como o DNA do Porto Digital, que é contribuir para o desenvolvimento do território urbano, com a circulação de profissionais, estudantes e atração de empresas de startups. O Recife Antigo, por exemplo, tem uma dinâmica completamente diferente com a vida desse ecossistema de inovação na ilha.

O Armazém da Criatividade é um hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco. Além da decisão dos seus gestores para a transição, essa virada de chave contará com recursos do Finep e a cessão do imóvel pela Prefeitura de Caruaru.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital

“Integrar ações ao território sempre foi uma diretriz fundamental para o Porto Digital no Recife e agora teremos a mesma oportunidade em Caruaru. O novo espaço será mais acessível, mais inclusivo e promoverá inovação e impacto para toda a região. Esse novo Armazém da Criatividade terá mais integração com a cidade, pois está localizada no Centro, e inclui o restauro dos arredores. Neste espaço, nós iremos desenvolver inovação para Caruaru, Pernambuco e também para todo o país. Precisamos fazer a interiorização do Porto Digital e este é um importante passo neste sentido””.

Mauricélia Vidal Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

“A mudança representa uma decisão estratégica voltada para fortalecer e facilitar o acesso dos empreendedores, estudantes e entusiastas da inovação às ferramentas e recursos essenciais para o sucesso de seus projetos. Ao nos posicionarmos mais próximos das instâncias de ensino, ciência e tecnologia, estamos criando um ambiente propício para a colaboração, o intercâmbio de ideias e o florescimento de novas iniciativas”.

O Instituto PROA prorrogou as inscrições para a terceira turma do curso gratuito de capacitação profissional para jovens moradores da região do Grande Recife. Para participar, os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública. As inscrições irão agora até o dia 18 de maio e podem ser feitas no site da organização: https://www.proa.org.br/proprofissao. Os jovens receberão notebook emprestado, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas – que acontecerão de segunda a sexta-feira no período da tarde (14h às 18h) no Senac Recife (Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro – PE). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. 

A Placas do Brasil (ES), indústria brasileira especializada em painéis de MDF de alta qualidade, apresenta a Coleção Vozes, que será lançada em Recife no dia 23 de maio. Inspirada na Amazônia, a nova coleção reflete a união entre natureza e arte, com padrões únicos que capturam as vozes da floresta. Desenvolvida ao longo de mais de um ano de pesquisa intensa, a coleção inclui 11 padrões inéditos, reproduzindo com precisão os detalhes naturais graças ao escaneamento de materiais nativos brasileiros. A Coleção Vozes promete trazer a alma da floresta para os lares brasileiros, transformando mobiliário em peças de conforto e bem-estar.

A Connectoway, empresa do ramo de Telecom, marca presença no CIO Brasil GOV, evento exclusivo para CIOs de empresas públicas, que ocorre de 22 a 26 de maio, em Florianópolis. O evento vai contar com painéis e debates sobre a adoção de tecnologias no setor governamental, estratégias para fortalecer a segurança cibernética digital, inovação, além do papel da Inteligência Artificial na administração pública. Cerca de 120 CIOs (Chief Information Officer) de todo o Brasil estarão presentes no CIO Brasil GOV, entre eles o head de enterprise da Connectoway, Paulo Frosi.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon