Arquiteto lança no Recife o livro Teatros Multiconfiguracionais - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Arquiteto lança no Recife o livro Teatros Multiconfiguracionais

Revista algomais

Abordando conhecimentos técnicos e específicos da arquitetura cênica, indo desde projetos de interior dos equipamentos até os complementares, que incluem a acústica, iluminação e sonorização, será lançado nesta terça-feira (29/5) no Recife o livro “Teatros Multiconfiguracionais: o espaço cênico experimental como um jogo de armar”, do arquiteto Robson Jorge. O título, publicado pela editora Fundação Nacional de Artes (Funarte) em abril deste ano, tem como mote a construção de 10 teatros em sete estados brasileiros, metade pertencentes ao Sesc, inclusive, o Marco Camarotti, onde acontecerá a apresentação às 19h.

Inicialmente, os leitores poderão imergir na trajetória do arquiteto, na tipologia de arquitetura cênica, da conceituação do Teatro Multiconfiguracional e sua evolução. Nas páginas seguintes, o livro traz os projetos construídos pelo autor, divididos em três fases: “Herança de uma Época”, “Teatros Adaptados” e “Espaços Construídos para Teatro”. São apresentadas plantas baixas e cortes das diferentes configurações, fotos, memorial descritivo de cada espaço, crônica com as diferentes características, profissionais participantes e as circunstâncias do desenvolvimento de cada um. Por último, uma análise crítica da adequação desse tipo de espaço para a realidade física e cultural, destacando o baixo custo em comparação aos equipamentos tradicionais.

O escritor Robson Jorge é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde recebeu três premiações por projetos de arquitetura. É especializado em arquitetura cênica e instalações cenotécnicas. Ingressou na Fundação Nacional de Artes (Funarte) em novembro de 1982. É autor e co-autor de dezenas de projetos, sendo responsável pela execução de muitas instalações cenotécnicas e de consultorias em todo o Brasil, muitos deles para o Sesc Nacional e seus Regionais.

Abertura – Antes do lançamento do livro, às 18h, será encenado no Teatro Marco Camarotti o espetáculo “(H)estórias mínimas” com o Coletivo Bárbara Idade. O enredo coloca no palco mulheres poetas falando sobre ser mulher, com canções que marcaram a vida e história de atrizes e atores da terceira idade. O acesso é gratuito.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:

Espetáculo “(H)estórias mínimas” | 18h

Lançamento do livro “Multiconfiguracionais: o espaço cênico experimental como um jogo de armar” | 19h

Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro, Rua Treze de Maio, nº 455

Informações: 3216.1728

Acesso gratuito

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon