O Nordeste já teve uma ferrovia que conectava vários Estados, foi privatizada em 1998 e em poucos anos foi sendo desativada. Em reunião realizada na sede do Sinduscon-PE, representantes dos sindicatos da construção de Pernambuco, de Alagoas, da Paraíba e do Rio Grande do Norte alinharam uma estratégia para reivindicar a recuperação dessa antiga Malha Nordeste. Integram essa ação ainda outras entidades, como a Federação das Indústrias de alguns estados, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), o Sindicato Nacional Empresas de Arquitetura Engenharia (Sinaenco), o Clube de Engenharia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras. A luta da vez não é do trecho entre Salgueiro e Suape, mas dessa linha que conectava os portos dos quatro estados e que parou de funcionar há mais de uma década.
O grupo planeja elaborar um documento conjunto, sob a coordenação do Crea-PE, contendo propostas para viabilizar a conclusão da ferrovia. Este documento será entregue ao ministro dos Transportes, Renan Filho, além de ser encaminhado às bancadas estaduais e federais dos quatro estados envolvidos. O engenheiro Maurício Pina fez uma explanação de todo o histórico de construção e decadência das ferrovias no Nordeste e da luta pela Transnordestina. Em dezembro de 2022, o trecho Pernambucano foi retirado do projeto que ligava na sua origem os portos de Suape e Pecém à Elizeu Martins, no Piauí. A notícia mais recente foi o pedido de devolução da FTL da Malha Nordeste, que caso seja aceito será uma nova derrota para a região, segundo o especialista.
Participou ainda da reunião do secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, o consultor da TGI Francisco Cunha e o engenheiro Carlos Calado. A entrada de representações dos demais estados reforça o trabalho do movimento "Transnordestina Já", que reúne as entidades civis em defesa da ferrovia, é capitaneado pelo Crea-PE. A luta empresarial passa agora a ser de execução da retomada do projeto original da Transnordestina (incluindo o trecho Salgueiro - Suape) e da reativação da Malha Nordeste, conectando os portos de Maceió, Cabedelo, Suape e Natal. Na próxima edição da Algomais publicaremos uma entrevista com o secretário Guilherme Cavalcanti sobre os movimentos mais recentes pela ferrovia.
Deloitte investe em novo escritório no Porto Digital
Deloitte inaugurou seu novo escritório no Moinho Recife - Revitalis, no Bairro do Recife, em um evento que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, na noite desta terça-feira (23). A empresa, especializada em serviços de auditoria, consultoria, consultoria tributária, corporate finance e outsourcing, prevê a geração de 400 empregos diretos na capital pernambucana. O escritório está situado na área beneficiada pelo programa municipal de incentivos, o Recentro, que oferece isenção de IPTU, ITBI e redução de ISS para algumas atividades, incluindo tecnologia. O prefeito João Campos destacou a importância de políticas de incentivo municipal e enfatizou que a Deloitte agora faz parte de um ecossistema tecnológico de destaque no Brasil.
Crescimento no interior
O Shopping Difusora, no centro de Caruaru, fechou o ano de 2023 com números positivos. Atualmente o mall conta com cerca de 130 operações, entre lojas e quiosques e as operações de alimentação. Das 44 operações inauguradas em 2023, estão entre elas 23 novas lojas e 21 quiosques. A expectativa é de que mais 4 lojas abram no próximo trimestre. O crescimento nas vendas entre janeiro e dezembro foi de 4%, em relação ao ano anterior, e a expectativa é que em 2024, com a expansão do shopping e a abertura de novas lojas, esse número chegue a 6%.