As demandas da Comunidade do Pilar – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

As demandas da Comunidade do Pilar

Revista algomais

113

Localizada a poucos metros da Prefeitura do Recife, a Comunidade do Pilar é quase invisível para quem transita pelas principais vias do bairro histórico da cidade. Apesar de estar no centro, seus moradores convivem com problemas típicos da maioria das periferias urbanas.

Morador e líder comunitário do Pilar, Josafá do Nascimento, 38 anos, explica que o principal pleito dos moradores é a construção de habitacionais. Apenas os primeiros foram construídos. As obras foram interrompidas por causa de importantes descobertas arqueológicas na região. Ainda sobre moradia, o líder comunitário destaca que os moradores dos primeiros habitacionais precisam de um suporte para a revitalização dos edifícios, que tem apresentado problemas de infiltração e até elétricos. Josafá explica também que há uma grande expectativa dos moradores que já estão nos habitacionais de receberem a documentação do imóvel. “Não temos os documentos ainda, estamos lutando por esse direito. Hoje são 192 moradores que conseguiram a moradia. A bronca é a reforma, que ninguém tem dinheiro e já tem problemas e infiltração”, conta Josafá.

Enquanto os novos prédios não são construídos, muitos moradores dependem de um auxílio que é insuficiente para pagar o aluguel enquanto aguardam seu apartamento definitivo. Sobre esses moradores, ele conta que vários estão construindo barracos na vizinhança por não ter como pagar a locação. “Alguns beneficiários desse auxílio moradia já estão há mais de 10 anos aguardando o imóvel e estão voltando para a comunidade”.

Em uma volta no Pilar, Josafá aponta problemas como a falta de calçamento de várias ruas e ainda problemas de coleta de lixo, que se acumulam nos terrenos baldios.

O líder comunitário afirma que, apesar do suporte social de igrejas, empresas e ONGs aos moradores, as famílias da comunidade precisam de oportunidades de formação e trabalho para diminuir o quadro de desemprego e vulnerabilidade social local. Confira abaixo Josafá Nascimento.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon