Associação Pernambucana de Energias Renováveis lança guia de boas práticas para placas solares – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Associação Pernambucana de Energias Renováveis lança guia de boas práticas para placas solares

Documento orienta consumidores sobre como garantir eficiência e segurança nas instalações de energia solar fotovoltaica

Com a pior seca dos últimos tempos e o nível dos rios em queda acelerada, o Brasil enfrenta uma crise hídrica que resultou no aumento das tarifas de energia. Em resposta, muitos consumidores estão buscando fontes renováveis, com a energia solar se tornando uma opção acessível e sustentável. Porém, para garantir eficiência, é fundamental seguir diretrizes técnicas na instalação das placas solares. Pensando nisso, a Associação Pernambucana de Energias Renováveis (APERENOVÁVEIS) lançou um guia de boas práticas, voltado para quem deseja investir nesse tipo de energia.

O guia, criado por mais de 70 empresários do setor em Pernambuco, detalha em dez itens os principais cuidados a serem tomados durante a instalação de sistemas fotovoltaicos. Entre os pontos abordados, destaca-se a importância da vistoria técnica, considerada o primeiro passo no processo de instalação. “Durante a etapa, devem ser avaliadas as condições do local, o tipo de telhado, a estrutura da cobertura e outros fatores críticos para o dimensionamento e segurança do projeto”, reforça o documento. O manual também orienta sobre a necessidade de reforços estruturais antes da fixação dos módulos fotovoltaicos.

Rudinei Miranda, presidente da APERENOVÁVEIS, ressalta o compromisso da associação em promover transparência e segurança nas instalações solares em Pernambuco. “Nosso objetivo é garantir ao consumidor final informação, transparência e a segurança de todas as instalações de sistemas solares fotovoltaicos em nosso estado”, explica. O guia está disponível gratuitamente no site da associação e em seu perfil no Instagram.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já ultrapassou a marca de 39 GW de capacidade instalada em energia solar, somando grandes usinas e geração distribuída. Em Pernambuco, a geração distribuída soma mais de 970 MW, com Petrolina, Recife e Caruaru liderando em potência instalada.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon