Atos de Habitar: performance urbana propõe novas perspectivas sobre o espaço e o meio ambiente - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Atos de Habitar: performance urbana propõe novas perspectivas sobre o espaço e o meio ambiente

Revista algomais

Com dança e intervenção no centro do Recife, o projeto aborda temas como crise climática, especismo e o direito à cidade. Foto: Gabriela Oliveira

O projeto Atos de Habitar - Onde a Vida Insiste é uma criação itinerante que integra dança, intervenção urbana e provocações artísticas. Com coreografia e performance dos artistas Guilherme Allain e Isabela Severi, e intervenções de Gabi Holanda, a performance acontecerá nos bairros de Santo Antônio e São José, no Recife. A ação se desdobrará em dois trajetos sensíveis, percorridos coletivamente com o público, que será convidado a interagir com o ambiente urbano através da presença simbólica das "ervas daninhas", "fungos" e "liquens". O projeto busca oferecer uma nova experiência da cidade, conectando a natureza com a paisagem urbana.

Com a crise climática como pano de fundo, os artistas propõem uma reflexão crítica sobre a maneira como habitamos o espaço urbano, chamando a atenção para as questões ecológicas e a construção subjetiva e política da cidade. A performance busca envolver o público em um olhar mais sensível e atento ao que nos cerca, convidando-o a repensar o cotidiano e a relação com o meio ambiente. “Queremos explorar uma experiência de cidade que abrange o encontro com essas existências não-humanas e suas poéticas de habitar o espaço urbano”, afirmam os artistas.

As apresentações ocorrerão nos dias 13 e 14 de dezembro de 2024, com pontos de encontro na Praça da República, no Bairro de Santo Antônio, e na Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José, sempre às 15h30. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pela plataforma digital Sympla, com mais informações disponíveis no Instagram da @acasadaninha.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon