O aumento dos casos de gripe, covid e até mesmo reações adversas da vacina contra o coronavírus, têm gerado uma procura por medicamentos contra febre e dor, entre eles o paracetamol. A demanda é tanta que levou o Ministério da Saúde a emitir um aviso sobre o uso correto do medicamento, em especial em crianças e bebês, acendendo também um alerta sobre a automedicação.
A farmacêutica Daniela Leandro, do Hospital Jayme da Fonte, ressalta a importância de o uso de qualquer remédio ser feito após indicação de um especialista. No caso do paracetamol, por exemplo, a Anvisa destacou sobre os riscos da dose incorreta, que pode levar a hepatite medicamentosa ou até mesmo a morte.
No informe divulgado no final de 2021, a Anvisa lembra, ainda, que é importante que as recomendações descritas em bula sobre dose máxima diária de paracetamol e o intervalo entre as doses seja seguida para cada faixa etária.
“O uso de qualquer medicamento exige conhecimento sobre a sua prescrição. Por isso, é fundamental que adultos jamais façam uso da automedicação e também não administrem remédios em crianças sem a orientação do médico”, alerta a profissional.