Apresentação reuniu público na Praça da Misericórdia e antecede as sessões no Marco Zero, em dezembro
A Praça da Misericórdia, em Goiana, recebeu no último sábado (6) a estreia do “Baile do Menino Deus” na Zona da Mata Norte. É a primeira vez que o espetáculo, considerado o maior auto de Natal do país baseado na cultura brasileira, é encenado fora do Recife sob direção geral de Ronaldo Correia de Brito. No Marco Zero, as apresentações seguem nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, e, no dia 14, haverá um cortejo gratuito no Recife Antigo a partir das 15h30.
A montagem utilizou um palco de 200 metros quadrados, criado por Sephora Silva e Marcondes Lima. As paredes da igreja inaugurada em 1726 receberam projeções de Gabriel Furtado. A apresentação contou com apoio da Prefeitura de Goiana, Hemobrás e Governo do Brasil. A produção é assinada por Tomás Brandão e Tainá Menezes, com realização da TBC Produções em parceria com a Relicário Produções.
Lançado em 1983, o auto escrito por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, com músicas de Antonio Madureira, propõe uma narrativa do nascimento de Jesus a partir de referências brasileiras. No palco, surgem cantigas, danças, brincadeiras e figuras do imaginário popular, guiadas por dois Mateus. Interpretados por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, eles procuram a porta atrás da casa onde nasceu o menino Jesus, metáfora para a busca por oportunidades e esperança.
Na jornada, os personagens encontram figuras como o Jaraguá, a Burrinha Zabilin, o Boi, o Anjo Bom, ciganas e os Santos Reis. José é vivido pelo multi-instrumentista Lucas Dan e Maria por Laís Senna. O elenco reúne ainda Djaelton Quirino, Daniel Barros e José Valdomiro como reis magos. A trilha é executada por cantores e uma orquestra sob regência do maestro e bandolinista Rafael Marques.
As cenas contam com um corpo de baile formado por nove artistas, sob coreografia de Sandra Rino. O conjunto de música, dança, interpretação e elementos visuais compõe a montagem apresentada em Goiana e que volta ao Marco Zero no fim do mês.
Serviço
“Baile do Menino Deus” – Marco Zero do Recife
Datas: 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h
Cortejo gratuito: 14 de dezembro, às 15h30, no Recife Antigo
