Bancadas federal e estadual discutem os rumos da Transnordestina na Alepe

Em reunião da Frente parlamentar, realizada na Assembleia Legislativa, parlamentares estão empenhados em trazer a ferrovia ao complexo portuário de Suape

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, coordenada pelo deputado João Paulo (PT), se reuniu na Assembleia Legislativa, para discutir com a bancada do Estado no Congresso Nacional a reinclusão do trecho Salgueiro-Suape no projeto da Transnordestina. Suape foi retirado do projeto no final do ano passado, nos últimos dias do governo Bolsonaro, numa decisão considerada unilateral, sem consultas os estados nordestinos. “Foi uma reunião muito importante para mostrar a união. O projeto da Transnordestina é um projeto de Estado e de País”, observou João Paulo. “Além do desenvolvimento econômico, queremos também incluir o desenvolvimento social, com o pagamento justos das indenizações das famílias que vivem às margens da ferrovia”.

Estavam presentes à reunião da frente os deputados e deputadas federais Carlos Veras (PT), Tulio Gadelha (Rede), Maria Arraes (Solidariedade), Pedro Campos (PSB), Augusto Coutinho (Republicanos), Lucas Ramos (PSB) e Fernando Monteiro (PP). A bancada federal se comprometeu em intensificar suas ações em Brasília, especialmente no Ministério dos Transportes, para reverter a decisão tomada pela empresa TLSA, responsável pela obra. Mesmo excluída do projeto original, Suape pode voltar à rota da Transnordestina por decisão do Governo Federal. “A decisão do presidente Lula é que a obra seja realizada. Estamos somente vendo qual a melhor opção para tornar realidade”, afirmou o deputado Federal Carlos Veras (PT).

Idealizadora de uma Frente Parlamentar Mista no Congresso em defesa da Transnordestina, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) foi uma das vozes que defendeu a retomada do trecho pernambucano da ferrovia.  “Não podemos aceitar que a Transnordestina seja entregue sem o Ramal de Suape. A ferrovia é fundamental para o crescimento econômico de Pernambuco. Trata-se de uma artéria vital para o transporte de bens e mercadorias, que aumentará a competitividade da nossa agricultura e da nossa indústria, além de atrair investimentos e gerar emprego e renda para a nossa população”, enfatizou a parlamentar em seu discurso.  “Desde o início do mandato, estamos articulando uma solução junto ao presidente Lula, que está comprometido com as necessidades do nosso Estado e da nossa região. Com a Transnordestina chegando de Salgueiro, no Sertão, até o nosso maior porto, ainda estaremos mais conectados com o mundo. Somente o  aumento das exportações é calculado em aproximadamente 30 milhões de toneladas. Isso representa mais que o dobro dos volumes atuais. O futuro de Pernambuco passa pela conclusão da ferrovia com o Ramal de Suape. Não abriremos mão desse caminho de prosperidade do nosso Estado”, destacou. 

Instalada em março, a Frente Parlamentar busca mobilizar entidades da sociedade, governos estadual e federal e lideranças políticas e empresariais para levar a ferrovia a Suape, seja por sua volta ao projeto original ou por outros meios. No próximo dia 29 haverá mais uma reunião, desta vez com representantes dos ministérios dos Transportes e do Desenvolvimento Regional; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento de Transporte Ferroviário da Secretaria de Transportes Terrestres, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Valec, empresa que faz parte do consórcio da TLSA.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon