Banco Central interrompe queda dos juros e mantém taxa Selic em 10,5% - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Banco Central interrompe queda dos juros e mantém taxa Selic em 10,5%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (31), manter a taxa Selic em 10,5% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes que vinha ocorrendo desde agosto do ano passado. A decisão foi influenciada por um ambiente externo adverso e pela resiliência da atividade econômica e do mercado de trabalho doméstico, que têm superado as expectativas iniciais. O Copom destacou que o cenário global incerto e a elevação das projeções de inflação exigem maior cautela na condução da política monetária.

A manutenção da taxa tem como objetivo consolidar o processo de desinflação e garantir a ancoragem das expectativas inflacionárias em torno da meta estabelecida para 2024, de 3% com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. De acordo com o Banco Central, a inflação oficial medida pelo IPCA acumulou alta de 4,23% nos últimos 12 meses, acima dos 3,93% observados no período anterior. A decisão, porém, não foi bem recebida por muitas entidades empresariais produtivas, visto que mantém o Brasil com uma das maiores taxas do mundo, desestimulando a atividade econômica.

Agenda TGI

O presidente da CNI, Ricardo Alban, foi um dos críticos da manutenção da taxa e expressou o desejo que ela volte a cair. “Esperamos que a Selic volte a ser reduzida o quanto antes. A retomada de cortes é fundamental para a redução do custo financeiro suportado pelas empresas, que se acumula ao longo das cadeias produtivas, e pelos consumidores. Caso contrário, seguiremos penalizando não só a economia brasileira, mas, principalmente os brasileiros, com menos empregos e renda”.

Azevedo & Pedrosa Advocacia, um dos quatro escritórios mais admirados do Nordeste segundo a Revista Análise Advocacia, celebra uma década de atuação com foco nas áreas trabalhista e cível. Fundado por André Azevedo e Levi Pedrosa, o escritório marca o aniversário com a adição de três novos sócios: Thalyta de Moraes Rêgo, José Murilo Lyra e Maria Gabriela Menezes, aumentando o número de sócios para sete, incluindo também Shayane Raquel Oliveira e Tatiana de Morais Araújo. “Essa expansão reflete nosso compromisso contínuo com a ética e a excelência no atendimento aos clientes”, destaca Pedrosa.

Quatro startups apoiadas pela Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.) foram selecionadas para participar do programa Fast Motion, promovido pelo Sebrae-PE. A Apé, Ecopass, Passou Encontrou e PredView Analytics foram aprovadas entre 88 inscritos e agora participarão de workshops, rodadas de mentoria e Demodays, aprimorando suas habilidades e estratégias de mercado. O programa Fast Motion possibilita capacitações, mentorias e a possibilidade de networking. A proposta da iniciativa é gerar o crescimento rápido das soluções e tracionar negócios inovadores de forma sustentável.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon