Financiamento vai impulsionar projeto sustentável da Chlorum Solutions, com tecnologia limpa e geração de empregos na Região Metropolitana do Recife
O Banco do Nordeste (BNB) firmou um contrato de financiamento no valor de R$ 220 milhões com a Chlorum Solutions para ampliar e modernizar sua planta industrial em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A unidade, que emprega cerca de 160 trabalhadores diretos, é responsável pela produção de cloro-álcalis, insumo essencial para empresas de tratamento de água e esgoto e para diversas indústrias locais.
Substituição do mercúrio e ganhos ambientais
Além do aporte do BNB, o projeto contará com R$ 86 milhões em recursos próprios da empresa. A modernização inclui a substituição do processo produtivo que utiliza mercúrio por uma tecnologia à base de membrana, mais limpa e eficiente. Essa mudança elimina os riscos associados ao uso do mercúrio, protegendo a saúde humana e o meio ambiente das emissões do agente químico e seus compostos.
Geração de empregos e remediação ambiental
Durante a execução das obras, a ampliação da planta deverá gerar cerca de 250 empregos diretos. Após a conclusão, a unidade que utiliza mercúrio será desativada antes do prazo determinado pela Convenção de Minamata, e a área passará por um processo rigoroso de remediação ambiental, seguindo padrões internacionais de segurança.
Inovação e sustentabilidade no setor químico
“Nossa planta de Pernambuco será uma das mais modernas do país na produção de cloro, principal insumo de várias outras indústrias de produtos químicos. A atualização dessa operação com a tecnologia de membrana, a mais limpa e eficiente disponível, segue o padrão praticado pela Chlorum desde o início de suas operações, garantindo o fornecimento desses insumos essenciais”, explica Rodrigo Duque, diretor de Operações Norte e Nordeste da Chlorum Solutions.
Impacto social e econômico para Pernambuco
O superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, destaca que o investimento trará ganhos sociais e ambientais significativos.
“Esse investimento vai tornar a unidade em Igarassu muito mais moderna e sem riscos ambientais e também vai proporcionar a sustentabilidade de uma cadeia de empresas no estado que utilizam os produtos da Chlorum em seus processos produtivos, mantendo emprego e renda em diversos municípios pernambucanos”, afirma Hugo Queiroz