O 8º Concerto Oficial da Banda Sinfônica do Recife, nesta quarta-feira (19) no Teatro Santa Isabel, será ainda mais especial. Na ocasião, a Banda comemora seus 58 anos de dedicação à música erudita com um concerto de aniversário. No programa, a BSR executa, entre outras obras, composições de artistas da terra – como Leão do Norte, de Lenine, Valsa Verde, de Capiba -, com arranjos especialmente criados para a data de aniversário. O público confere a apresentação especial às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro Santa Isabel.
O concerto de aniversário começa com a peça A Little Concert Suite, do compositor norte americano, Alfred Reed. A suite tem como característica a prática de reunir vários pedaços menores independentes e contrastantes de música, aqui com Intrada, Siciliana, Scherzo e Gigue. Na sequencia, a banda executa In the Steppes of Central Asia, do compositor russo, Alexander Borodan, uma peça composta em 1880, para celebrar o aniversário de 50 anos de reinado de Alexander II, da Rússia.
Em seguida, a Banda Sinfônica do Recife, toca duas músicas dos compositores pernambucanos, Lenine e Capiba, com arranjos especiais criados para esta celebração. Primeiro Lenine, com a composição Leão do Norte, música emblemática que retrata e exalta valores da cultura pernambucana. Do mestre Capiba, a BSR toca Valsa Verde, uma composição de 1932, ano em que o músico já era reconhecido como um compositor de talento, membro da Jazz Band Acadêmica, de Recife. A apresentação segue com as peças Lassus Trombone, de Henry Filmore, o medley Great Themes from italian movies, finalizando com Malagueña, de Ernesto Lecuona.