Bares e restaurantes de Pernambuco enfrentam dificuldades financeiras - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Bares e restaurantes de Pernambuco enfrentam dificuldades financeiras

Revista algomais

Uma nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela desafios econômicos enfrentados pelos estabelecimentos de alimentação fora do lar em Pernambuco. Embora tenha havido um aumento no número de empresas que estão obtendo lucro, os dados levantados no mês de maio ainda são preocupantes. Segundo o estudo, 44% dos estabelecimentos pesquisados estão com dívidas vencidas, seja com impostos, fornecedores ou serviços públicos.

Dentre as empresas com dívidas, 83% devem impostos federais, como imposto de renda, PIS/COFINS ou parcelas do Simples. Além disso, 61% têm dívidas com impostos estaduais, 26% com encargos trabalhistas, 30% com taxas municipais, 26% com serviços de água, luz, gás e telefonia, 30% têm débitos com fornecedores de insumos e 30% estão com aluguel atrasado. Embora o índice de estabelecimentos operando com prejuízo em maio seja um pouco maior, atingindo 23%, também houve um aumento no número de empresas lucrando, passando de 38% em abril para 41% em maio. Por outro lado, o percentual de bares e restaurantes operando em equilíbrio diminuiu de 39% para 36%.

Agenda TGI

“Infelizmente tivemos um aumento no número de empresas com pagamentos em atraso e isso é preocupante. O fato de 44% delas, o que representa quase metade do setor, não estarem conseguindo honrar as contas vencidas, é um sinal importante de alerta. Ainda mais preocupante é o fato de que, entre as empresas com débitos em atraso, 83% devem impostos federais. Embora seja um alento o aumento de estabelecimentos que estão conseguindo obter lucro, isso ainda não é suficiente. Os dados evidenciam os desafios enfrentados pelo setor e ressaltam a importância de medidas de apoio e incentivo para a recuperação e sustentabilidade dos bares e restaurantes”, afirma o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa.

Apesar desse cenário, a pesquisa revelou que 46% dos bares e restaurantes em Pernambuco pretendem contratar no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, 44% desejam manter sua equipe atual e apenas 6% indicaram intenção de demitir. Aproximadamente 4% não têm planos definidos ou não souberam responder. A pesquisa foi realizada com empresários pernambucanos do setor entre os dias 24 e 31 de junho.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon