O tradicional bolo de rolo, mais famoso do Nordeste, precisamente em Pernambuco, estado que originou o doce, de origem portuguesa e o consagrou como Patrimônio Cultural e Imaterial, ganha sua primeira rede de franquias nordestina. Hoje (24), a Fino Nordeste expande as operações e lança a primeira unidade no Recife, no Shopping RioMar. A ideia dos sócios à frente do projeto, Mauro de Castro, Carla Britto, Fernando Didier e Luan Brito, é propagar a receita pernambucana para todo o Brasil.
Com a retomada da movimentação de investimentos e negócios, a previsão da franqueadora é abrir 10 unidades até o final do ano, somente na região do nordeste. O projeto de expansão do grupo vem sendo formatado desde 2019, com o impacto econômico e chegada da pandemia da Covid-19, os investidores encontraram no período, a oportunidade de montar a primeira franquia de bolo pernambucana.
O fundador da Fino Nordeste, Mauro de Castro, de 34 anos, pai de duas filhas, lembra que as dificuldades o cercavam desde os 8 anos de idade, quando os pais se separaram. A mãe precisou trabalhar para cuidar dele e do meu irmão. “Aos 10, comecei a trabalhar para ajudar dentro de casa, todos os dias chegava ao Ceasa, lá eu comprava frutas para vender nas ruas, e foi assim até os meus 17 anos consegui meu primeiro emprego de descarregador de caminhão”, recorda.
Mas foi graças ao acúmulo de experiências de 8 anos que teve em uma empresa de bolo de rolo, que o pernambucano viu a oportunidade de crescimento, foi de auxiliar de serviços gerais para auxiliar de confeitaria, chegou a ser encarregado de produção e deixou a empresa como diretor de produção. Em 2015, Mauro apostou no empreendimento próprio e decidiu que produziria bolo de rolo, foi quando nasceu a Fino Nordeste.
Após 8 anos de operação no mercado, o CEO gerencia o empreendimento ao lado da esposa, Irsley de Castro. Mauro é considerado um líder de uma das maiores fábricas de bolo de rolo de Pernambuco. Ele divide o tempo coordenando por dia, uma produção de cerca de 1 tonelada de bolo rolo e auxilia empresas que buscam crescer no mercado, oferece ainda cursos e consultorias.
A Fino Nordeste, tem em sua linha, mais de 100 produtos, e circulação de produtos que vai de João Pessoa à capital de Alagoas. Para se tornar um franqueado é preciso um investimento inicial que gira em torno de R$100 mil para uma loja no formato de quiosque, de 6 metros quadrados. O valor inclui a taxa de franquia de R$30 mil, com estoque inicial, mais instalações, suportes, equipamentos e itens de informática. A gestão empresarial é assinada pela GK Consultoria. Novoa Prado, escritório paulistano, especialista em franquia há 30 anos, integra o time jurídico junto com a equipe do Maciel Pinheiro Advogados.
Segundo Carla Britto, para aderir ao plano da Fino é preciso ter noções de gestão financeira, gestão de estoque e de gestão de pessoas, além de relacionamento com clientes. “Aspectos comportamentais como relacionamento interpessoal, comunicação e liderança visto que é fundamental que o franqueado acompanhe a operação do dia a dia”, acrescenta Carla.