O Atlas da Violência dos municípios brasileiros elencou a taxa de homicídios dos municípios com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco. Nesse recorte, com o Cabo de Santo Agostinho aparece na liderança entre as cidades com mais crimes violentos letais intencionais, com um índice de 94 mortos por 100 mil pessoas. O levantamento foi realizado com os números consolidados de 2017.
Na Região Metropolitana, Vitória de Santo Antão (85,5) e Igarassu (73,9) são na sequência o segundo e terceiro municípios com maior taxa de violência proporcional à população no Estado.
Do interior, o maior índice de crimes letais é Caruaru, que registrou 248 mortes, sendo uma taxa de 73,3 homicídios por 100 mil habitantes. A capital do agreste é seguida de perto por Santa Cruz do Capibaribe, que também tem o alarmante dado de 69,7 mortes por 100 mil habitantes.
A capital pernambucana, que registrou naquele ano 830 assassinatos, aparece com uma taxa de 58,4 assassinatos por 100 mil habitantes, sendo o 10º municípios mais violento do Estado.
Considerando todos os municípios do Estado, o relatório do Atlas da Violência assinalou que: "Pernambuco, a terceira UF com maior taxa estimada de homicídio da região, tem em destaque as mesorregiões do Agreste e Metropolitana do Recife, onde se localizam os municípios mais violentos do estado: Cupira ocupa o primeiro lugar, com a taxa de 170,0, seguido de São José da Coroa Grande (152,9) e Ipojuca (152,0). Para fins de comparação, a capital Recife apresentou taxa de 58,4. A presença do PCC, da Okaida e do Comando Vermelho ajuda a explicar os atuais níveis de violência do estado. Segundo a Secretaria de Defesa Social,18 as motivações relacionadas com tráfico de drogas, acerto de contas e outros crimes representavam 53,3% dos casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIs)".
.
Município / População / Nº de homicídios / Homicídios Ocultos / Taxa estimada de homicídios